Prefeitura vai implementar o Conselho Municipal de Transporte

Publicada em 22/08/2013 às 18:57

O prefeito Pedro Bigardi anunciou na noite desta quarta-feira (21) que vai implementar o Conselho Municipal de Transporte. Também afirmou que a Prefeitura vai replanejar o sistema de transporte na cidade, começando pela reforma nos terminais, que tem previsão para começar ainda este ano.

O anúncio foi feito durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal. “Essa audiência é histórica para a cidade. E é uma discussão tardia. A gente vai melhorar o transporte coletivo, é um compromisso do nosso governo”, afirmou o prefeito, ao lado do secretário de Transportes, Dinei Pasqualini.

O prefeito e o secretário de Transportes participaram da audiência

O prefeito e o secretário de Transportes participaram da audiência

Por conta da falta de investimento das últimas administrações, o prefeito reconheceu que o transporte coletivo na cidade tem problemas de todo tipo, da qualidade à integração de linhas. “Temos um atraso no transporte, mas não dá para mudar um sistema inteiro do dia para a noite. Mas não falo mais de passado. A responsabilidade da mudança é nossa e podem cobrar de mim”, afirmou.

Para o chefe do Executivo, a alteração do sistema atual é imprescindível para melhorar o transporte público. “Vamos fazer um replanejamento, fazer o Plano de Mobilidade, que vai ser baseado na pesquisa de origem e destino, que está sendo contratada.” Antes disso, o prefeito informou que a Prefeitura vai reformar os terminais.

Outro ponto abordado pelo prefeito foi a situação dos transportes de deficientes e de estudantes. “É um problema histórico que será resolvido em breve. A contratação destes serviços por parte da Prefeitura de Jundiaí já está no setor jurídico”, afirmou.

População lotou o plenário da Câmara

População lotou o plenário da Câmara

Tarifa
Os militantes Athila Gregório e Evandro Kita, da Frente Popular Jundiaiense, questionaram a planilha do cálculo da tarifa de ônibus. Eles afirmaram que fizeram as contas e chegaram a um número de quilômetros rodados por mês bem abaixo do que consta na planilha da Secretaria de Transportes.

O secretário Dinei Pasqualini afirmou que a planilha é calculada com muito critério por uma equipe da secretaria e que há um erro grosseiro na soma feita pelos integrantes do movimento.

Na tentativa de apresentar o cálculo feito pela equipe da Prefeitura e seguindo a política da atual gestão de governar de portas abertas, o prefeito e o secretário convidaram os integrantes da Frente Popular para se reunirem e aprofundar nesta questão da tarifa. “Vamos montar uma agenda com o Athila e com o Kita para mostrar como é feito o cálculo. Minha porta está sempre aberta. A discussão é saudável, mas precisa ser feita com responsabilidade”, destacou Pasqualini.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/22/prefeitura-vai-implementar-o-conselho-municipal-de-transporte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original