Professores visitam patrimônio histórico e cultural da cidade
Publicada em 22/08/2013 às 16:34A Secretaria de Cultura ofereceu quarta-feira (21) uma formação cultural para 47 professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, dentro do projeto “Jundiaí: múltiplas temporalidades – Ressignificando o Espaço da Cidade”. A proposta, sob responsabilidade do diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze, e do historiador Alexandre Oliveira, tem como base a visitação nos patrimônios históricos e culturais da cidade.
Mais
Grupo do Jardim São Camilo recebe roda de cantigas
Professora da Prefeitura vai estudar na Europa
“Esta é a primeira ação que irá atender, inicialmente, 3 mil alunos. Em breve, as informações serão repassadas para todos os professores e alunos da rede. A formação cultural é importante porque oferece um suporte de construção da proposta pedagógica, tendo como foco o patrimônio histórico e cultural de Jundiaí que precisa ser conhecido para ser valorizado”, explica Claudete Formis, coordenadora do programa de educação ambiental da Secretaria de Educação.
A formação começou pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, prédio construído no final do século 19, pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O espaço já abrigou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Siqueira Moraes, e a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.
Início
Os professores ainda passaram pelo Teatro Polytheama; praça Rui Barbosa (denominada Largo do Pelourinho no século 18 e Largo do Rosário no século 19); atual praça Governador Pedro de Toledo (enfoque na Catedral Nossa Senhora do Desterro e monumento “esquadra”), finalizando no Museu Solar do Barão.
Por Flávia Alves
Foto: Alessandro Rosman
-
15/07/2025
Festival de Curtas-Metragens contará com programação de palestras e masterclasses gratuitos
-
14/07/2025
Orquestra Municipal leva seu concerto de julho de volta para a igreja da Vila Arens
-
13/07/2025
Cultura convoca artistas para a última audiência pública da PNAB nesta segunda (14)
-
12/07/2025
2ª edição do ‘Sabores da Gente’ movimenta o Espaço Expressa e valoriza produtores locais
Baixe as fotos desta notícia na resolução original