Por dentro do PPA e de seus eixos

Publicada em 26/08/2013 às 16:12

O PPA
O Plano Plurianual 2014-2017, explica o secretário Paulo Galvão durante as audiências, está sendo feito com base no Programa de Metas, construído a partir do Programa de Governo do prefeito Pedro Bigardi. Desta forma, o PPA tem 5 eixos, divididos em 27 programas e inúmeras ações.

O eixo 1, “Cuidar das Pessoas”, tem 13 programas que englobam ações como a construção do hospital municipal, 4 UPAs, escolas infantis, adaptação de 74 km de passeios públicos com piso tátil e acessibilidade, aumento do efetivo e descentralização da Guarda Municipal.

O eixo 2, “Crescer com Qualidade”, tem 5 programas e ações como construção do BRT, de ciclovias, bicicletários e ciclorrotas, aumento da capacidade de transposição da Rodovia Anhanguera, implantação do bilhete único, melhoria na infraestrutura do transporte coletivo, diminuir para 60 anos a gratuidade do transportes público e reestruturação e urbanização do Jardim São Camilo.

O eixo 3, “Desenvolvimento com Inclusão Social”, é dividido em 2 programas: modernização da agricultura, abastecimento e turismo rural e política de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, ciência e tecnologia. Entre as ações estão a criação do Polo Tecnológico/Centro de Inovação, disponibilização de serviços pela internet, implantação de rede de fibra ótica, fomento do artesanato local, criação do Projeto Selo de Qualidade Rural de Jundiaí e ampliação do número de feiras noturnas.

No eixo 4, “Gestão Eficiente e Transparente”, estão previstos 6 programas e ações como implementação de controle interno, que já foi implantado com a criação da Controladoria-Geral do Município, criação do projeto Prefeito nos Bairros, que também já está sendo implemento, criação do Conselho das Cidades e implementação do sistema de custos e resultados econômicos e do Boletim da Transparência.

O eixo 5, “Integração Regional”, prevê um programa, Integração e Desenvolvimento Regional, com ações como tratar conjuntamente as questões hídricas, de saneamento, viária e de segurança, integrar o PPA municipal ao federal e apoiar o trem expresso Jundiaí-São Paulo.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/26/por-dentro-do-ppa-e-de-seus-eixos/