Conselho de Saúde discute novidades do setor

Publicada em 27/08/2013 às 18:01

A melhora do serviço de radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo e o novo acordo entre sete municípios para o atendimento regional dos moradores são alguns dos temas em pauta na 114ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (Comus), marcada para o dia 4 de setembro, às 19h, no Paço Municipal.

Mais
Prevenção de câncer de mama pede mobilização

“Temos recebido uma atenção muito grande da Secretaria de Saúde. Pudemos discutir os detalhes do novo convênio de radioterapia, que envolve uma reestruturação da oncologia, e também o que está em jogo com a busca de um novo arranjo entre as cidades”, explica a presidente do Comus, Célia Regina de Moura Silva.

Célia (à direita) e Iracema avaliam pauta como um marco

Célia (à direita) e Iracema avaliam pauta como um marco

A pauta completa tem: a aprovação da ata da reunião anterior, relatos das comissões permanentes de políticas de saúde, de orçamento e de relação com conselho gestor, o encaminhamento de casos de falta de respostas a ofícios, uma denúncia de irregularidades de folha ponto, o convênio de radioterapia, o novo pacto regional (Sispacto), o pedido de presença do Comus nas reuniões do Conselho Estadual de Saúde, um pedido de apoio a reivindicações dos médicos e uma sessão de informes.

“Vamos falar também do curso de capacitação de conselheiros e gestores, em preparação com a Escola de Governo, para apoio do Ministério da Saúde, que pode envolver até 1,5 mil pessoas. E também da esperada passagem do Fundo Municipal de Saúde, antes na área de Finanças, para a própria pasta, como determina a lei 8.082 relativa ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, adianta Célia.

Avanço
Ela também destaca a chegada de equipes itinerantes de saúde mental na rede de atenção básica (os Núcleos de Apoio de Saúde da Família) e a extensão para 24 horas do atendimento de orientação do Centro Especializado em Álcool e Drogas (Cead) como outro avanço que responde a reivindicações do conselho.

Para a conselheira Iracema Rodrigues Leal, a análise da coordenadora está correta. “Há uma boa impressão sobre os rumos do setor e isso está refletindo em uma vontade de ampliar a participação também no Comus”, afirma. As reuniões acontecem em todas as primeiras quartas-feiras de cada mês. Outros contatos são o telefone 4589-8813 e o e-mail comus@jundiai.sp.gov.br

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/27/conselho-de-saude-discute-novidades-do-setor/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original