Agricultura vai fazer visitas técnicas aos produtores rurais

Publicada em 28/08/2013 às 17:02

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo quer conhecer melhor as propriedades rurais de Jundiaí e quem são as pessoas que ainda contribuem para manter o perfil agrícola da cidade, quais as principais culturas e, especialmente, levantar as principais necessidades do setor. Para isso, deu início a um ciclo de visitas técnicas, em que um engenheiro agrônomo da secretaria vai até à propriedade e registra todas as informações sobre as atividades do local.

Mais
Agricultura prestigia feirantes e prepara 2º varejão noturno

Resíduos Sólidos: Jundiaí fecha parceria com universidade alemã

José Antonio: “Orientação é importante para nós”

José Antonio: “Orientação é importante para nós”

Essa iniciativa, de acordo com a diretora de Agronegócio da secretaria, Marcela Filipini, tem como objetivo, também, mostrar ao agricultor que a administração municipal tem sua preocupação voltada para a situação do setor, que, como acontece em grande parte do País, enfrenta dificuldades.

“Mas também queremos contribuir, à medida que temos um diagnóstico da situação, com programas e ações que contribuam para fomentar e agregar valor à atividade, dentro do que está ao alcance da nossa atuação”, explica a diretora.

Nesta quarta-feira (28), o engenheiro Felipe Oliveira Magro, da Secretaria de Agricultura, esteve na propriedade de José Antonio Rodrigues, no bairro São José, na região do Mato Dentro. Em pouco mais de 2 alqueires, ele e os irmãos se esforçam para manter em pé algumas culturas como a uva Niágara, tangerina e poncã, dentre outras. As dificuldades, como contou o agricultor, vêm da falta de incentivos para alguns setores da agricultura, além da escassez de mão de obra. “E quando encontramos famílias dispostas a atuar como meeiras, o investimento não compensa, pois chega a ser maior que o lucro”, aponta.

José, como os irmãos, precisa dividir o tempo entre cuidar da plantação e manter uma atividade laboral fora, como no caso dele, que é dono de um chaveiro na rua Pirapora. “Nosso bairro, o São José, já chegou a ser um dos maiores produtores de uva da região, mas hoje a plantação sobrevive mais por conta da manutenção do solo fértil do que propriamente para subsistência”, explica. Por isso mesmo, ele vê a ação da Secretaria de Agricultura como muito importante, dando um fôlego a mais para aqueles que, como ele, ainda acreditam na agricultura. “A gente sabe onde buscar ajuda, uma orientação, como esta que estamos recebendo hoje”.

O agrônomo Felipe analisou a plantação de poncã no bairro São José

O agrônomo Felipe analisou a plantação de poncã no bairro São José

Orientações
O engenheiro Felipe não só levantou informações como também passou ao produtor importantes orientações acerca dos produtos corretos para adubação, as formas de poda, a identificação de pragas e o combate a elas. “Muitas vezes o produtor acha que está fazendo do jeito certo e pode estar errando em algumas coisas. Por isso a gente faz essa atualização técnica com eles”, explica o engenheiro. Em três meses, já foram visitadas 55 propriedades.

Além de orientar, o engenheiro também coletou algumas amostras de folhas para serem analisadas pela secretaria. Sobre isso, os agricultores de Jundiaí podem utilizar o programa de Análise e Monitoramento de Solo, feito gratuitamente pela secretaria, por meio de convênio com um instituto especializado. Além desse, recentemente, também foi incluída a Análise Folhar, que igualmente auxilia o produtor quanto às dosagens corretas de adubação para as plantações. Para isso, basta procurar a Secretaria de Agricultura, no 5º andar do Paço Municipal, ala norte, ou buscar informações pelo telefone 4589-8872.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/28/agricultura-vai-fazer-visitas-tecnicas-aos-produtores-rurais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original