Liga Jundiaiense de Futsal vai homenagear a imprensa esportiva

Publicada em 28/08/2013 às 17:10

A imprensa esportiva será homenageada durante a quarta edição do encontro entre atletas, dirigentes, técnicos e árbitros da Liga Jundiaiense de Futsal. O evento será realizado dia 28 de setembro, a partir das 12h, na Malota.

Mais
Jundiaí solta o grito de campeão na 14ª Copa de Handebol

Corrida terá largada em frente ao Paço Municipal

“Homenagear a imprensa esportiva, reunindo histórias e pessoas é uma grande satisfação. Desta forma, proporcionamos o encontro de gerações e profissionais que tem no futebol de salão uma grande paixão”, explica o presidente da Liga, Ediwilson Rosseto.

Entre fotos, lembranças e recordações, amigos serão revistos e grandes momentos do futebol de salão serão compartilhados em um dia festivo. Na ocasião, mais de 20 comunicadores esportivos serão homenageados pelo trabalho que desenvolvem com brilhantismo ao futsal.

“O comunicador esportivo possibilita que o futsal entre na casa das pessoas, narrando ou escrevendo as notícias dos torneios de futsal, acompanhando as nossas conquistas e desafios nos jogos. São grandes parceiros, respeitam o futsal e merecem todo o nosso respeito”, lembra João Ernesto Chiorlin, um dos organizadores do evento e detentor de uma coleção com 13 álbuns repletos de recortes de jornais e fotos que registram a história da modalidade em Jundiaí.

Festa será realizada dia 28 de setembro

Festa será realizada dia 28 de setembro


Os interessados em participar devem antecipar a reserva pelo telefone 4522-0132, na Liga Jundiaiense de Futsal.

57 anos

Simplesmente uma bola de couro, diferenciada, para um tipo de futebol que não o de campo, e nada melhor para movimentar em Jundiaí um grupo que em 1955 começou a se organizar para promover torneios de futebol de salão entre clubes, associações e grupos formados aleatoriamente.

Utilizada em ambientes fechados, a bola foi trazida por Antônio Paulielo Filho a Casa Brandini, especializada em manufaturados de couro.

Para entender como jogar com a bola de couro, Antônio Iacovino, integrante da Sociedade Esportiva Palmeiras, convidou Oswaldo de Santis, o Dinho, para visitar a Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo, onde se originou a prática da modalidade.

No primeiro torneio realizado em Jundiaí, o redator de esportes de “A Gazeta Esportiva”, Carlos Joel Nelly, foi homenageado com a condição de patrono da competição, pelo relevante incentivo a todos os esportes, em especial ao da bola pesada.

O torneio que reuniu 25 equipes foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. A supervisão foi feita pela Comissão Central de Esportes (CCE), sendo a sub-comissão de futebol de salão entregue a Antônio Paulielo Filho, Capitão Francisco Soares Nunes e Luiz Martine.

As equipes que deram o “pontapé inicial” no futebol de salão em Jundiaí foram: Associação Cultural, Recreativa e de Esportes de Jundiaí – ACRE, que teve na pessoa do Prof. Natanael Silva Junior, um dos maiores incentivadores de Futsal de Jundiaí; Esporte Clube Internacional (Campo Limpo Paulista), Associação Atlética Bororó, Associação Esportiva Jundiaiense, Clube Atlético Cruzeiro do Sul, Clube Atlético Casa Atique, Esporte Clube Vigorelli, Clube Farmácia Progresso, Clube Porcelana São Pedro, Guarani Futebol Clube, Clube da Fonte, Dragão Mecânica Esporte Clube, Clube Recreativo 28 de Setembro, Clube dos Professores, Associação Primavera de Esportes, Clube Casa Aurora, União Paulista Esporte Clube, Clube Jundiaiense, Prefeitura de Jundiaí, Clube Pozzani, Senai Mauá, Senai Monlevade, Unidos Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras Vilarense, Associação Portuguesa de Desportos e Clube Atlético Tietê.

O título do Torneio Carlos Joel Nelly ficou com a Esportiva, que venceu por 6 a 3 a final contra o Clube Porcelana São Pedro. Neste jogo decisivo, a Esportiva jogou com: Zaramello, Biguá, Lalo, Enaury, Chico, Evanir e Camacho. A Porcelana São Pedro teve os seguintes jogadores em quadra: Hélio, Tô, Lelo, Artoni, Dinho, Lolo, Xavier, Bicho e Turquinho.

O sucesso da competição fez com que, em 13 de Julho de 1956, fosse formada a Liga Jundiaiense de Futebol de Salão. Antônio Paulielo Filho e Orlando Brandini foram eleitos presidente e vice, respectivamente.

A entidade patrocinou o primeiro campeonato oficial da cidade, obedecendo a todos os critérios exigidos pela Federação Paulista. Os clubes filiados foram: Associação Cultural, Recreativa e de Esportes de Jundiaí – ACRE, Associação Atlética Auto Bororó, Associação Esportiva Jundiaiense, Clube Porcelana São Pedro, Clube da Fonte, Esporte Clube Empório Ferrazzo, Clube Atlético Casa Atique, Esporte Clube Internacional (Campo Limpo Paulista), Esporte Clube Primeiro de Maio, Grêmio Esportivo Padre Anchieta, Clube Atlético Cruzeiro do Sul, Esporte Clube Vigorelli, Luz e Força Atlético Clube, Mossoró Atlético Clube, São João Futebol Clube, Unidos Clube e Clube Recreativo 28 de Setembro.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/28/liga-jundiaiense-de-futsal-vai-homenagear-a-imprensa-esportiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original