Saúde em movimento amplia ações nos bairros
Publicada em 29/08/2013 às 17:01Uma atividade preventiva que une ginástica, sociabilidade e equilíbrio emocional está cada vez mais presente nas ações da Secretaria de Saúde desenvolvidas nos bairros da cidade – e que beneficia, principalmente, a população idosa. Trata-se do programa “Você + Saudável”, uma modalidade das chamadas PICS (práticas integrativas e complementares em saúde).
Mais
Semana de Prevenção encerra atividades
Resíduos Sólidos: Jundiaí fecha parceria com universidade alemã
“Quando comecei a participar, praticamente não conseguia dobrar o joelho. Hoje isso melhorou e participo de diversos exercícios. Tem gente aqui com mais de 80 anos e o professor é muito paciente com todos”, comentou Olívia Conceição Rosa Aparecido, na sessão matinal desta quinta-feira (29). Ela faz parte do grupo da UBS Jardim do Lago , que usa a quadra esportiva da escola Geralda Bertola Facca.
Inscrições
As inscrições são feitas sempre nos “postinhos” de saúde. No horário das 7h, existem turmas na UBS Jardim do Lago às segundas e quintas-feiras, assim como na UBS Jardim Tulipas e na UBS Vila Rio Branco. No mesmo horário das 7h, mas às terças e sextas-feiras, estão a UBS Santa Gertrudes, a UBS Eloy Chaves e a UBS Ruy Barbosa. Outra turma, no horário das 8h20, acontece às segundas e quintas-feiras na UBS Jardim Esplanada, na UBS Morada das Vinhas e na UBS Centro (esta às 8h15).
Ainda nesse horário das 8h20 acontecem nas terças e sextas-feiras as turmas na UBS Vila Maringá, na UBS Sarapiranga-Medeiros e na UBS Jardim Tamoio (esta às 8h15).
No horário das 9h40, acontecem nas segundas e quintas-feiras os grupos nas UBS Retiro-Jardim Guanabara, na UBS Vila Rami e nas UBS Vila Aparecida-São Camilo (estas, às 9h30).Nas turmas de terça e sexta-feira, também às 9h40, é a vez do PSF Vila Ana, da UBS Novo Horizonte e da UBS Jardim Tarumã (esta, às 9h30).
No horário das 10h50 tem ainda turmas extras na UBS Jardim Esplanada, na UBS Vila Rami, no PSF Vila Ana e na UBS Vila Maringá.
Ziguezague
Para o professor Marlon Roberto Beisiegel (que divide as aulas com os colegas Zacarias e Alessandra), a ginástica é diferente da convencional. “Ela envolve aspectos comportamentais, de práticas aplicadas para o dia a dia. Um exercício que temos, que envolve a reação diante de pequenos obstáculos, orienta uma atividade de ziguezague que beneficia o equilíbrio”, explicou.
No caso do Jardim do Lago e do Santa Gertrudes, ele também aproveita as quartas-feiras para turmas de ioga. Uma parte do horário também é reservada por ele e colegas para o atendimento mais individualizado (consultoria).
As parcerias são fundamentais ao programa. Além da quadra da escola, que às 8h já reflete o som dos estudantes, um salão de igreja também é emprestado no caso da ioga. A expectativa é que a nova UBS, planejada para dentro do futuro Parque do Jardim do Lago, estimule ainda mais a prática.
Neste domingo (1), esses educadores físicos também celebram sua data. E a melhor maneira de prestigiar esse trabalho é pela participação.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original