Saiba como funciona o programa Conservador das Águas

Publicada em 30/08/2013 às 18:56

Como funciona
A cidade de Extrema, onde estão diversas nascentes do rio Jaguari, tem 30 mil habitantes e uma topografia altamente montanhosa, que ao longo do tempo foi “pelada” por poucos usos agropecuários. A recuperação de matas ciliares forma também os chamados corredores ecológicos de biodiversidade entre fragmentos de mata e garante a drenagem da chuva.

“Na verdade, estamos aplicando as leis ambientais de reserva legal e área de proteção permanente que poucos cumprem. Vamos conversando gradativamente, não é algo de uma vez só. Depois de autorizadas por um termo de referência, as equipes da prefeitura fazem até as bacias de contenção de chuvas nos morros”, explica o gerente do programa, Arlindo Cortez.

Até mesmo contêineres diferenciados surgiram para a coleta seletiva na zona rural e biodigestores se multiplicam onde não há fossas sépticas. O trabalho avança por áreas e desde 2007 já plantou mais de 368,5 mil mudas nas sub-bacias das Posses e do Salto. O projeto também atrai visitantes para a cidade e é usado para a educação “in loco” da rede municipal de educação.

A diretora de agronegócio, Marcela Fillipini, registrou principalmente o uso de tubetes e máquinas de plantio na capacidade da equipe local de plantar 1,2 mil mudas por dia.

Com diversas premiações, a iniciativa tem parcerias como o Instituto Estadual de Florestas de Minas (para materiais como cercas e insumos), a Agência Nacional de Águas (monitoramento de água e recursos de conservação de solo), Comitê das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (financiamento de projetos) e as ONGs The Nature Conservancy (financiamento) e SOS Mata Atlântica. Entre as empresas que apostam na idéia, algumas calculam dentro do conceito da “pegada hídrica ou ecológica” baseado na quantidade anual de água que utilizam industrialmente.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/30/saiba-como-funciona-o-programa-conservador-das-aguas/