Secretário de Saúde participa de encontro do PAIT

Publicada em 31/08/2013 às 11:37

Persistência e determinação marcam a trajetória de Virgínia Maria de Jesus Borelli, 60 anos. A mulher, que há 50 meses está sem fumar, fez questão de compartilhar a história, nesta sexta-feira (30), com os companheiros do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista de Jundiaí (Pait), grupo de ajuda gratuito, da Secretaria de Saúde, realizado no Núcleo Integrado de Saúde (NIS). “Venho para dar força e exemplo. Fumei por 38 anos, consegui largar o vício graças ao grupo e agora me sinto renascida.”

Cláudio Miranda participou do encontro: estímulo a largar o vício

Cláudio Miranda participou do encontro: estímulo a largar o vício

E histórias como a de Virgínia e de muitos outros ex-fumantes e fumantes foram compartilhadas no encontro que contou com a participação do secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que foi à reunião reforçar a proposta do combate ao fumo e lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).

“São seis anos de programa, com 70% de sucesso na recuperação dos frequentadores. Deixar de fumar é difícil e esse trabalho faz com que as pessoas se ajudem e se motivem.”

De acordo com o coordenador do programa, Carlos Henrique Costa, o fumo é a principal causa de morte evitável no mundo. “O depoimento de cada um motiva o outro. Temos um excelente retorno com esse método de trabalho.”

Fumantes
Os ainda fumantes que frequentam a turma não escondem a empolgação e a esperança em abandonar o vício. “Fumo há 10 anos. Já tentei parar várias vezes e não consegui. Espero que o grupo me ajude”, comentou Rondinele Pereira Fernandes. A mãe do rapaz, Ana Maria da Cruz, que fuma há 20 anos, comenta que não consegue ficar sequer um dia sem cigarro. “Minha expectativa em parar é enorme. Tenho fé em conseguir”.

Por Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/31/secretario-de-saude-participa-de-encontro-do-pait/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original