Educação e Cultura apresentam projetos ao Conselho da Criança

Publicada em 09/08/2013 às 19:07

Na manhã desta sexta-feira (9), os secretários Tércio Marinho (Cultura) e Durval Orlato (Educação) apresentaram as ações e alguns dos projetos das secretarias ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), durante reunião realizada no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O secretário de Cultura afirmou que os projetos estão sendo construídos de acordo com as demandas da população. “Estamos trabalhando para descentralizar a cultura, levar as ações para os bairros. Para isso, contamos com o apoio de toda a administração pública e da comunidade, já que muitos projetos serão viabilizados em estruturas já existentes, através de parcerias.”

Representantes do conselho participam da reunião

Representantes do conselho participam da reunião

Segundo Tércio, é preciso construir um diálogo permanente com a população para que a cultura possa ser uma ferramenta transformadora e de inclusão. “Desta forma, iremos reformar o Centro das Artes, revitalizar o centro histórico da cidade, aumentar o número de núcleos de cultura nos bairros, entre outros projetos”.

Sobre projetos para crianças e adolescentes, Tércio explicou que estão sendo estudados meios que irão atender os jovens. “Precisamos oferecer atividades também para os jovens de 14 anos a 20 anos, por exemplo. Reconhecemos que esta é uma fase crítica de decisões e queremos estar presente na vida de todos os cidadãos.”

Durval Orlato e Tércio Marinho falaram sobre metas das secretarias

Durval Orlato e Tércio Marinho falaram sobre metas das secretarias

Educação – O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato falou sobre as metas da Secretaria de Educação, que irá diminuir a fila de espera para a rede infantil de 0 a 5 anos.

“Estamos com uma demanda defasada e agora trabalhamos para a construção de pelo menos quatro novas creches, entre o final de deste ano e o início de 2014. Além disso, ampliamos os convênios com entidades e os contratos para vagas em creches particulares”.

Além da educação infantil, Orlato admitiu a preocupação com a alfabetização de adultos. “Segundo o IBGE temos 10 mil analfabetos a partir dos 16 anos, em Jundiaí. Por isso, vamos criar, inicialmente, 15 núcleos de educação de jovens e adultos nos bairros de maior concentração de analfabetos, que já foram mapeados. Este projeto deve ser encaminhado ao Legislativo no início de setembro”.

Durval ainda falou sobre as parcerias da Educação e Cultura, que possibilitarão levar a educação cultural para as crianças da rede pública, além de ampliar os espaços culturais. “Poderemos utilizar o teatro da EMEB Profª Maria de Toledo Pontes, no Bairro Vila Argos, para apresentações culturais e também para oficinas de dança, música e teatro com as crianças, já que esta unidade passará a atender em outro local. Em um prédio novo e mais estruturado, que será construído em um terreno próximo do Complexo Argos “.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/09/educacao-e-cultura-apresentam-projetos-ao-conselho-da-crianca/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original