Fila de cirurgia eletiva é reduzida em 80% em 2013

Publicada em 08/08/2013 às 18:00

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (8) um balanço detalhado sobre a situação das cirurgias em Jundiaí. Os dados apontam que a estimativa de 1,5 mil pessoas na fila de espera, encontrada nos primeiros meses do ano e usada até o mês de julho, foi reduzida para menos de 300 casos – uma resolução de 80%.

Mais
Programa de Metas é apresentado à população

Transportes participa da Semana Regional do Bebê

“A iniciativa dos mutirões de cirurgia aos sábados fez com que nossa fila de cirurgias diminuísse muito, mesmo com demanda crescente”, explicou a médica Célia Regina Pelliciari Galeotti, coordenadora do NIS (Núcleo Integrado de Saúde).

Hospital Universitário é responsável pelas cirurgias eletivas

Hospital Universitário é responsável pelas cirurgias eletivas

De acordo com o levantamento, a fila de cirurgia geral estava com 287 pacientes no início de agosto. Este número é relativo aos casos considerados com viabilidade para serem submetidos à cirurgia chamada de eletiva (diferenciando-se daquelas de urgência, que possuem prioridade no sistema).

Alguns outros, também reconhecidos pelo trabalho do NIS, não puderam operar por estarem “descompensados clinicamente” (na solução de problemas secundários que impedem o procedimento) e terão que voltar para a fila depois da liberação clínica.

O esforço concentrado realizado neste ano também envolveu fatos como a mudança de endereço e telefone dos pacientes que constavam numa lista desde 2010 – o que dificultou a localização. Nessa abordagem, a eliminação da fila ocorreu depois de três tentativas de contato.

Célia Regina, do NIS: “Iniciativa reduziu fila de espera”

Célia Regina, do NIS: “Iniciativa reduziu fila de espera”

Também houve casos em que o paciente havia adquirido plano privado e realizado a cirurgia, mas não havia retirado o nome da fila do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na soma das cirurgias realizadas pelo NIS e mais aquelas adicionadas pelo sistema de mutirão, o balanço aponta 485 cirurgias gerais desse tipo realizadas até o mês de julho. “A atual administração também contratou em caráter emergencial mais um cirurgião para operar no centro cirúrgico do Hospital Universitário nos fins de tarde durante os dias de semana, além do mutirão criado aos sábados no primeiro semestre”, explica Célia.

Ampliação
A expectativa da Secretaria de Saúde é o aumento da eficiência para o setor. “Estamos com novos especialistas em processo de concurso público e também planos para a ampliação da capacidade da atenção secundária, que atende também os municípios vizinhos da microrregião. Quanto mais realistas os dados com que lidarmos, melhor será o planejamento para melhorar o sistema”, explica o secretário Cláudio Miranda.

Ele lembra que as filas, ao lado da qualidade de atendimento, são o principal desafio do sistema. Além das cirurgias eletivas, foi implementado neste ano um aumento das cotas de exames clínicos laboratoriais para a rede de 37 unidades de atenção básica e iniciada a ampliação do número de leitos, com a abertura da unidade de pronto atendimento PA Central 24 Horas.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/08/fila-de-cirurgia-eletiva-e-reduzida-em-80-em-2013/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original