Jundiaí busca parcerias para centro de referência

Publicada em 15/08/2013 às 14:31

A Secretaria de Serviços Públicos estuda uma parceria com o Centro de Pesquisa, Educação e Demonstração de Gestão de Resíduos do Brasil (Creed), Universidade Técnica de Braunschweig, Centro de Pesquisa de Biomassa Alemão (DBFZ), e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da DeutscheGesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ)GmbH, para a instalação de um centro tecnológico de referência no tratamento de resíduos sólidos no município. Caso isso aconteça, Jundiaí pode tornar-se referência para o Brasil e toda a América Latina.

Mais
Novo modelo de ecoponto será no São Camilo

“Temos potencial para gerar conhecimentos e soluções adequadas para os resíduos sólidos. E esta é uma janela para essa tecnologia pouco conhecida no Brasil”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. Nesta terça-feira (13), ele se reuniu com representantes do Creeddo Brasil e GIZ para tratar do assunto e apresentar o potencial da cidade para receber o centro tecnológico. Junto com ele estavam o secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, e o engenheiro e diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Rodrigo Batalha.

Secretários apresentam Jundiaí a representantes do Creed e GIZ

Secretários apresentam Jundiaí a representantes do Creed e GIZ

Alemanha
A Prefeitura irá participar do Encontro Matchmaking, que reúne pesquisadores brasileiros e alemães e representantes do setor público e empresarial. O evento é promovido pelos governos da Alemanha e do Brasil, por meio do programa Novas Parcerias (NoPa), nas áreas de EnergiaHeliotérmica (HLT) e de Tecnologias de Biogás, e acontece entre os dias 19 e 22 de agosto.

O prefeito Pedro Bigardi recebeu o convite encaminhado pelo Creed e se mostrou entusiasmado com a possibilidade de parceria. Impossibilitado de participar do evento por conta dos compromissos, o chefe do Executivo local pediu que os secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães representassem o município em Bonn, Alemanha.

De acordo com Aguinaldo Leite, durante este evento, será firmado um termo de cooperação acadêmica entre entidades do Brasil e Alemanha, respectivamente CREED, TU Braunschweig e Prefeitura.

“A ocasião será importante para que possamos apresentar Jundiaí como uma potência econômica capaz de receber esse investimento. A intenção é desenvolver pesquisas relacionadas à energia renovável no município.”

Apresentação
Segundo Cristiano Guimarães, a Secretaria de Comunicação Social, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, levará ao evento uma apresentação com indicadores econômicos, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), dados sobre a localização estratégica e potencial de incidência solar (para a exploração de Energia Heliotérmica).

A coordenadora do Creed no Brasil, Christiane Dias Pereira, destacou que Jundiaí já sinalizou que tem interesse em realizar a gestão eficiente dos resíduos sólidos. “Tanto que foram buscar conhecimento no seminário sobre resíduos ocorrido em junho, em Hannover, na Alemanha. Além de vontade política, o município tem propriedade técnica para realizar uma gestão diferenciada de resíduos sólidos urbanos.”

Por Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/15/jundiai-busca-parcerias-para-centro-de-referencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original