Seminário da Cultura do Samba é no fim de semana

Publicada em 09/08/2013 às 12:20

Com início nesta sexta-feira (9), às 19h30, o 1º Seminário da Cultura do Samba, que acontece na Câmara Municipal, organizado pela Secretaria de Cultura, irá incentivar uma demanda antiga da cidade, por meio de discussões de temas que irão estreitar os laços com o poder público, possibilitar a união entre os grupos carnavalescos, buscar ferramentas para a solução de problemas e até mesmo oferecer a formação cultural e social da cidade através da cultura do samba nas comunidades.

Mais
Saiba todos os temas que serão discutidos
Programe-se e curta as peças do Polytheama

“O carnaval dura o ano todo e a população precisa participar deste acontecimento, que não é apenas um evento. O apoio do poder público na elaboração desta ação demonstra a responsabilidade social e cultural com o Carnaval e com a população”, afirma Sérgio Eduardo Aguiar, representante da Lijunes (Liga Jundiaiense de Escolas de Samba).

Para o presidente da Liesj (Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiai), Antônio Carlos de Souza, o seminário é um salto para o Carnaval de Jundiaí. “Todas as propostas que serão discutidas estão de acordo com as nossas necessidades. Queremos melhorar os desfiles e também manter a função social na comunidade, já que a escola de samba é feita pela população.”

Programação
No sábado (10), os trabalhos continuam a partir das 8h30, com o credenciamento dos participantes e às 9h palestra sobre “Políticas públicas do samba e Carnaval’, com Roberto Almeida, secretário executivo da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, diretor de relações institucionais da Associação de Sambistas e Comunidades de Samba de São Paulo.

Às 10h, a palestra será “Cultura do Samba”, que irá tratar sobre a contribuição do samba para o resgate e valorização da cultura local, com Kaxitu Ricardo Campos, presidente da União das Escolas de Samba Paulistana (UESP). No período da tarde, a partir das 13h30, os participantes irão se dividir para discutir os temas pré estabelecidos pela comissão organizadora, formada pelo poder público e as duas ligas. Ao fim do seminário, previsto para às 19h30, haverá apresentação das baterias das escolas de samba .

Flávia Alves


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/09/seminario-da-cultura-do-samba-acontece-no-fim-de-semana/
Leia mais sobre