Vacinação contra a raiva animal é prorrogada

Publicada em 02/09/2013 às 19:00

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, prorrogou até domingo (8) as ações da campanha de vacinação contra a raiva animal, voltada para cães e gatos. Os horários são das 8h às 12h e das 13h às 17h até sexta-feira (6). No sábado e domingo, que inclui o feriado do Dia da Pátria, o atendimento acontece das 8h às 16h30. O posto de vacina funciona na rua Prudente de Moraes, 744, Centro.

Procedimento é grátis e indolor para os animais

Procedimento é grátis e indolor para os animais

Na campanha descentralizada, realizada de 12 de agosto a 1º de setembro, o resultado foi a vacinação de 28.979 cães e 4.785 gatos, em um total de 33.764 animais de estimação.

“O total representou 65% da nossa meta proposta de 50 mil animais vacinados. Por esse motivo estendemos a campanha até domingo no posto fixo de vacinação do Centro”, afirma o gerente do CCZ, Carlos Ozahata.

Esforço intenso
A prevenção da raiva hidrofóbica em Jundiaí contou ao longo de agosto com 52 postos itinerantes e outros 87 postos fixos em todos os bairros da cidade. O número de 33.764 animais vacinados é elevado, mas as autoridades de saúde pedem o engajamento da população para chegar mais perto da meta.

O alvo da campanha são cães e gatos com mais de 3 meses de idade e envolve machos e fêmeas (inclusive prenhes, amamentando ou no cio) e animais idosos ou em tratamento, neste caso com autorização do médico veterinário que os acompanha. A vacina é gratuita e indolor.

Para a vacinação, os animais devem ser levados aos postos por adultos, portando coleira e guia e, no caso dos gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas e sacos de estopa.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/02/vacinacao-contra-a-raiva-animal-e-prorrogada/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original