Cultura apresenta resultados do Seminário do Samba ao prefeito Pedro Bigardi
Publicada em 04/09/2013 às 19:04O secretário de Cultura, Tércio Marinho, e a diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, apresentaram ao prefeito Pedro Bigardi, nesta quarta-feira (4), os resultados das discussões realizadas durante o 1º Seminário do Samba. O evento, promovido nos dias 9 e 10 de agosto, reuniu representantes das escolas de samba e do carnaval de Jundiaí e discutiu melhorias para a festa popular.
Mais
Pinacoteca realiza oficina gratuita de contos
“Durante o evento foi traçado o que a cidade deseja para o carnaval, como apoio para fortalecer as agremiações na comunidade, formação qualificada dos profissionais e função social nos bairros com maior participação da população”, explicou o secretário Tércio Marinho.
William Paixão, presidente da Lijunes (Liga Jundiaiense de Escolas de Samba), e Antônio Carlos de Souza, presidente da Liesj (Liga Independente das Escolas de Samba de Jundiaí), também participaram da reunião. “O seminário teve grande importância para a construção dos próximos carnavais de Jundiaí, que é reconhecido por sua tradição”, afirmou William.
Melhorias
O prefeito confirmou o propósito do governo municipal em oferecer melhores estruturas para as agremiações. “Iremos estudar os locais que foram identificados pelas escolas para a concessão de áreas para ensaios. Esta questão merece um estudo específico, para que os grupos possam cumprir seu papel social e ter mais estrutura para a produção do carnaval.”
De acordo com Bigardi, quando as agremiações tiverem seus espaços a Prefeitura poderá contribuir para a manutenção de atividades sociais durante todo o ano. “Além disso, iremos estudar um novo local para os desfiles”, afirmou.
Propostas
Durante o seminário, os participantes se dividiram em grupos para discutir e elaborar propostas para quatro temas: função social das entidades sambísticas, gerenciamento das entidades sambísticas, regionalização do samba e turismo e carnaval de rua.
Foram elaboradas 26 propostas, confira!
Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida
-
28/02/2025
Cultura divulga as programações de março no Teatro Polytheama e na Sala Glória Rocha
-
27/02/2025
Confira o Abre e Fecha da Prefeitura durante o Carnaval
-
22/02/2025
Coral Municipal faz mais uma apresentação de ‘Cinco Atos de Amor’ na Sala Glória Rocha
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
Baixe as fotos desta notícia na resolução original