Presidente do Fundo Social visita Pastoral do Menor

Publicada em 04/09/2013 às 17:37

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, conheceu, na manhã dessa quarta-feira (4) o trabalho da Pastoral do Menor da Paróquia São José Operário, do bairro do Retiro. Acompanhada do professor Paulo César Sant’Anna, que está desenvolvendo um projeto para o Funss, Margarete foi recebida na entidade pela coordenadora Zulmira Cantoni, pelo secretário-geral, José Geraldo Lopes, e pelo padre João Batista dos Santos.

Mais
Fundo Social abre inscrições para cursos gratuitos

Margarete foi recebida com festa pelas crianças

Margarete foi recebida com festa pelas crianças

A Pastoral do Menor atende 65 pessoas, com idades entre 6 e 18 anos, e oferece atividades no contra-horário escolar. Como toda entidade do terceiro setor, ela também enfrenta dificuldades diante da demanda, já que atende à população da grande região do Retiro. “Mas o que mais precisamos, mesmo, é de voluntários, para nos ajudar nas atividades com as crianças”, explicou Zulmira. Segundo ela, o local oferece aulas de pintura em madeira, bordado, artesanato, reciclagem e, quando aparecem voluntários, aulas de dança, canto e violão.

A coordenadora explicou também que parte da renda que ajuda a manter a Pastoral, além do grande apoio que recebe da paróquia, vem da venda do artesanato produzido nas aulas, “Fora isso, ganhamos muita coisa também de comércios como o Supermercado Boa (frutas), padarias e outras doações”, completa.

Para Margarete, conhecer o trabalho e as dificuldades das entidades tem sido a sua pauta de compromissos nas últimas semanas. A intenção é fazer um levantamento das principais necessidades, para que as ações do Fundo Social aconteçam, de fato, de forma contributiva, promovendo mudanças.

“Por isso mesmo, quando voltarmos com os cursos, quero que eles sejam descentralizados e que produzam os resultados no que diz respeito a mudar a vida das pessoas”, disse. Segundo ela, cada região da cidade tem sua característica própria e a população precisa ser atendida naquilo que ela mais precisa.

Festa
A presidente foi recebida pelas crianças com uma grande demonstração de carinho ao visitar as salas da Pastoral. Alheias às dificuldades da entidade, as crianças têm no local uma extensão de suas casas, por conta da dedicação de cada voluntário. Alguns chegam a se envolver de tal forma com a rotina do local que se oferecem como novos voluntários, ainda que a idade não contribua para isso. É o caso de Lucas de Jesus Santos, de 13 anos, considerado uma espécie de “assessor” da entidade.

Zulmira explica que a mãe, que é voluntária, teve de autorizar o garoto a cuidar de alguns afazeres dentro da entidade. É ele quem faz, no computador, as listas de presença, os relatórios e avisos internos. Mas o que ele pretende, mesmo, é formar-se médico. “Eu assisto a muitos filmes na TV sobre médicos, o trabalho deles, coisas assim”, contou. E a vocação foi logo descoberta.

Outra pequena voluntária, que também se revelou durante a sua presença na Pastoral, é Juliana Conceição Silva, de 13 anos, que auxilia nas aulas de pintura. “Alguns têm esse dom de fazer o mesmo trabalho que o nosso e elas acabam tendo essa experiência aqui, embora por apenas algumas horas do dia, pois ainda são crianças”, explica Zulmira. Mesmo assim, é uma maneira de mostrar que os resultados existem.

A coordenadora informou também que os interessados em contribuir de alguma forma com a manutenção da Pastoral podem doar caixas de leite, material paras aulas e frutas para a merenda das crianças. Mais informações pelo telefone (11) 4815-5867.

A presidente do Funss conheceu todas as instalações da Pastoral

A presidente do Funss conheceu todas as instalações da Pastoral

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/04/presidente-do-fundo-social-visita-pastoral-do-menor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original