Anchieta, agora, é uma das ruas mais iluminadas

Publicada em 05/09/2013 às 14:49

Floríferas, com copas amplas e densas, as Tipuana tipu, que compõem a arborização da rua Anchieta, deixaram de ser problema tanto para a segurança pública quanto para o tráfego de veículos altos, no centro da cidade.

Mais
‘Jundiaí Feito à Mão’ tem agenda cheia em setembro

 As árvores da rua Anchieta receberam dois tipos de poda

As árvores da rua Anchieta receberam dois tipos de poda

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Praças e Jardins, realizou podas nas árvores e instalou, em cada um dos postes, mais um ponto de luz. Agora, a rua Anchieta já é considerada uma das mais iluminadas da cidade.

“Essa espécie de árvore (Tipuana) forma um túnel de vegetação bonita e agradável, que oferece sombra fresca mesmo em dias de temperatura mais quente. Fizemos a poda de limpeza da copa das árvores, visando a retirada dos galhos secos e também a poda de levantamento e conformação das copas, removendo os galhos mais baixos para garantir o tráfego de caminhões, principalmente os do tipo baú, que são mais altos”, disse o engenheiro Fabiano Oliveira, diretor de Praças e Jardins.

Em cada poste de iluminação foi instalado mais um ponto de luz

Em cada poste de iluminação foi instalado mais um ponto de luz

“Além disso, essa conformação também contribui para a passagem dos fachos de luz da iluminação pública”, continuou. Fabiano destaca ainda que, de todas as árvores ali plantadas há mais de 60 anos, somente uma precisou ser removida. “Ela estava comprometida devido à infestação de pragas (cupins e brocas)”, justifica o diretor.

Planejamento
A poda das árvores foi realizada somente aos fins de semana, para que não houvesse interferência no tráfego de veículos, e todo o trabalho durou aproximadamente um mês.

As equipes contaram com o apoio de cesto aéreo acoplado ao caminhão, o que proporcionou rapidez e segurança do trabalho aos servidores envolvidos.

Por Jesus dos Santos
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/05/anchieta-agora-e-uma-das-ruas-mais-iluminadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original