No Jardim Novo Horizonte, um belo exemplo de civismo
Publicada em 05/09/2013 às 18:36Difícil foi não se encantar com o empenho das mais de 2 mil pessoas representando 13 instituições da região do Jardim Novo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (5), quando foi realizado o quarto desfile da Independência promovido pelo Núcleo Educacional da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho e a Rede Sócioassistencial do Jardim Novo Horizonte.
Mais
‘Jundiaí Feito à Mão’ tem agenda cheia em setembro
Confira as fotos no Flickr!
Realizada pela primeira vez em 2010, com pouco menos de 500 participantes, a comemoração ganhou corpo nos anos seguintes. O exemplo foi visto no desfile desse ano, na principal avenida do Jardim Novo Horizonte, que ficou tomada pela população do local e de bairros vizinhos, como o Almerinda Chaves, Fazenda Grande e Residencial Jundiaí.
Para a organizadora Márcia Pardini, que também é coordenadora pedagógica do Núcleo Educacional da Fundação Cintra Gordinho, o evento é um espetáculo feito pela comunidade e para a comunidade. “Cada ano temos um tema geral e as escolas e instituições que desfilam criam seus subtemas. O resultado é sempre muito bonito de se ver”, disse. Em 2013, o tema escolhido foi “Valores éticos e morais”.
Do palanque montado na avenida, as autoridades acompanharam do início ao fim e aplaudiram muito a cada passagem de escolas e grupos representativos. O prefeito Pedro Bigardi, a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, o presidente da Câmara, Gerson Sartori, o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Durval Orlato, a secretária de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho, o vereador Rafael Purgato e o diretor de Cultura, Eufra Modesto, foram recebidos pela diretora da Fundação, Patrícia Razza, além de outros integrantes da instituição.
“É muito bonito porque a gente vê todas as pessoas do bairro nas ruas, acompanhando tudo com muita atenção”, comentou o prefeito Pedro Bigardi. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Fundação Cintra Gordinho é muito importante, principalmente para a comunidade local, que tem a oportunidade de mostrar toda a grandiosidade. O secretário Durval Orlato também enfatizou a união da sociedade com o poder público, a escola e as instituições. “Melhor ainda quando essa união resgata o civismo e é por isso que sempre vamos apoiar”, disse.
A diretora da Fundação, Patrícia Razza, avaliou o evento como mais um exemplo de que o coletivo é que faz a diferença. “Quando as pessoas se unem num objetivo comum, tudo é possível”, disse, revelando estar com a sensação de mais um dever cumprido.
Desfile
Nenhum detalhe do desfile passou despercebido pelo público presente à avenida. E foi isso que deu ânimo aos integrantes da Fanfarra da Escola Estadual Padre José Anchieta, de Itupeva, convidada para tocar durante todo o tempo. Após a passagem, os integrantes se organizaram em recuo e tocaram até que o último grupo se apresentasse.
A ritmista Paloma Mendonça não se importou em ficar quase 4 horas em pé. “É meu jeito de comemorar a nossa Pátria e eu ainda vou desfilar sábado, em Itupeva”, disse. Seu instrutor, Geovane Messias de França, que coordena a fanfarra há 8 anos, também demonstrou imensa satisfação em participar do evento. “Vamos ficar aqui até o final”, disse.
Já por parte do público, elogios também não faltaram. Até dona Aurelina fez questão de acompanhar tudo, do começo ao fim. Ela disse que é bem criteriosa na forma de assistir às apresentações, que não perde desde o primeiro ano. “Eu fico de olho na marcação para saber se estão fazendo direitinho”, brincou. Eliana Maria de Oliveira, a colega de dona Aurelina, até levou o caçula Thiago, de apenas 6 meses, no carrinho, para ver a filha Andressa de Oliveira, de 9 anos, que integrou o desfile. “Eu fico orgulhosa vendo ela passar”, disse.
Após a passagem de todas as escolas, representantes dos órgãos que compõem a Rede Socioassistencial do bairro e unidades das Polícias Civil, Militar e Rodoviária e do Corpo de Bombeiros, viaturas da Guarda Municipal de Jundiaí vieram fechando o desfile.
Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original