No Jardim Novo Horizonte, um belo exemplo de civismo

Publicada em 05/09/2013 às 18:36

Difícil foi não se encantar com o empenho das mais de 2 mil pessoas representando 13 instituições da região do Jardim Novo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (5), quando foi realizado o quarto desfile da Independência promovido pelo Núcleo Educacional da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho e a Rede Sócioassistencial do Jardim Novo Horizonte.

Mais
‘Jundiaí Feito à Mão’ tem agenda cheia em setembro

Confira as fotos no Flickr!

Meninos da Casa da Fonte apresentam capoeira no desfile

Meninos da Casa da Fonte apresentam capoeira no desfile

Realizada pela primeira vez em 2010, com pouco menos de 500 participantes, a comemoração ganhou corpo nos anos seguintes. O exemplo foi visto no desfile desse ano, na principal avenida do Jardim Novo Horizonte, que ficou tomada pela população do local e de bairros vizinhos, como o Almerinda Chaves, Fazenda Grande e Residencial Jundiaí.

Para a organizadora Márcia Pardini, que também é coordenadora pedagógica do Núcleo Educacional da Fundação Cintra Gordinho, o evento é um espetáculo feito pela comunidade e para a comunidade. “Cada ano temos um tema geral e as escolas e instituições que desfilam criam seus subtemas. O resultado é sempre muito bonito de se ver”, disse. Em 2013, o tema escolhido foi “Valores éticos e morais”.

Do palanque montado na avenida, as autoridades acompanharam do início ao fim e aplaudiram muito a cada passagem de escolas e grupos representativos. O prefeito Pedro Bigardi, a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, o presidente da Câmara, Gerson Sartori, o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Durval Orlato, a secretária de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho, o vereador Rafael Purgato e o diretor de Cultura, Eufra Modesto, foram recebidos pela diretora da Fundação, Patrícia Razza, além de outros integrantes da instituição.

“É muito bonito porque a gente vê todas as pessoas do bairro nas ruas, acompanhando tudo com muita atenção”, comentou o prefeito Pedro Bigardi. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Fundação Cintra Gordinho é muito importante, principalmente para a comunidade local, que tem a oportunidade de mostrar toda a grandiosidade. O secretário Durval Orlato também enfatizou a união da sociedade com o poder público, a escola e as instituições. “Melhor ainda quando essa união resgata o civismo e é por isso que sempre vamos apoiar”, disse.

A diretora da Fundação, Patrícia Razza, avaliou o evento como mais um exemplo de que o coletivo é que faz a diferença. “Quando as pessoas se unem num objetivo comum, tudo é possível”, disse, revelando estar com a sensação de mais um dever cumprido.

Desfile
Nenhum detalhe do desfile passou despercebido pelo público presente à avenida. E foi isso que deu ânimo aos integrantes da Fanfarra da Escola Estadual Padre José Anchieta, de Itupeva, convidada para tocar durante todo o tempo. Após a passagem, os integrantes se organizaram em recuo e tocaram até que o último grupo se apresentasse.

A ritmista Paloma Mendonça não se importou em ficar quase 4 horas em pé. “É meu jeito de comemorar a nossa Pátria e eu ainda vou desfilar sábado, em Itupeva”, disse. Seu instrutor, Geovane Messias de França, que coordena a fanfarra há 8 anos, também demonstrou imensa satisfação em participar do evento. “Vamos ficar aqui até o final”, disse.

Já por parte do público, elogios também não faltaram. Até dona Aurelina fez questão de acompanhar tudo, do começo ao fim. Ela disse que é bem criteriosa na forma de assistir às apresentações, que não perde desde o primeiro ano. “Eu fico de olho na marcação para saber se estão fazendo direitinho”, brincou. Eliana Maria de Oliveira, a colega de dona Aurelina, até levou o caçula Thiago, de apenas 6 meses, no carrinho, para ver a filha Andressa de Oliveira, de 9 anos, que integrou o desfile. “Eu fico orgulhosa vendo ela passar”, disse.

Após a passagem de todas as escolas, representantes dos órgãos que compõem a Rede Socioassistencial do bairro e unidades das Polícias Civil, Militar e Rodoviária e do Corpo de Bombeiros, viaturas da Guarda Municipal de Jundiaí vieram fechando o desfile.

No palanque, autoridades acompanharam todas as apresentações

No palanque, autoridades acompanharam todas as apresentações

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/05/no-jardim-novo-horizonte-um-belo-exemplo-de-civismo/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original