Desfile da Independência terá ator como Dom Pedro I

Publicada em 06/09/2013 às 11:25

Com cerca de 1,4 mil participantes, acontece a partir das 8h30, deste sábado (7), o desfile de Independência do Brasil, em comemoração aos 191 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Às 7h45, as autoridades participam do hasteamento das bandeiras na Praça da Rua Martho, cruzamento com a Avenida Nove de Julho.

Mais
Mercedes Marchi celebra a volta da Feira da Amizade

Com a participação de 31 entidades, o desfile terá neste ano algumas novidades, como a participação de grupos culturais. “Diversas entidades retratam a vida cultural da cidade e esse talento deve ser revelado na totalidade para a população. Neste ano, conseguimos incluir grupos de ciranda, maracatu e as escolas de samba, mas nos próximos anos teremos uma participação mais ampla”, explica o diretor de Cultura, Eufraudisio Modesto Filho.

Além disso, Dom Pedro I fará uma participação no desfile. O ator Mário Rebouças irá representar o proclamador da independência montado em cavalo pela avenida. “Quando era criança, fui escolhido na escola para representar Dom Pedro I no desfile da Independência. Fiquei muito feliz, e depois avisaram que minha mãe teria que confeccionar toda a roupa. Ela não pôde fazer e eu não desfilei. Fiquei muito triste e agora, 51 anos depois, irei desfilar. Estou muito feliz com o convite”.

Saúde
Para qualquer eventualidade, equipes de saúde estarão disponíveis para atender a população, na concentração do desfile, no percurso e na dispersão. Com apoio de ao menos, quatro ambulâncias de resgate.

Estrutura
Durante o período de desfile estarão à disposição 20 banheiros químicos, sendo 16 normais e quatro para pessoas com necessidades especiais. Além de palanque para pessoas com mobilidade reduzida.

Transporte Urbano
Foram criadas duas linhas especiais para atender o público que irá assistir e participar do desfile na Avenida Luis Latorre. Linha 100 com saída do Terminal Central e linha 200 do Terminal Hortolândia.

Trânsito
A Secretaria de Transportes irá interditar a Avenida Prefeito Luiz Latorre, no sentido bairro/centro entre a rotatória existente próximo ao viaduto sobre a via Anhanguera e a Avenida Jacyro Martinasso, das 6 h às 12 h, deste sábado (7). O desvio alternativo será pela Rua do Retiro, para quem segue pela Marginal da Via Anhanguera e a Rodovia Vereador Geraldo Dias e/ou as vias da Vila Hortolândia, para os motoristas que se encontrarem na Av. Marginal da Rodovia João Cereser. Salientamos que haverá monitoramento do trânsito pelos agentes de Fiscalização de Trânsito nas imediações.

Por Flávia Alves


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/06/desfile-da-independencia-tera-ator-como-dom-pedro-i/