Jundiaí pode se tornar referência no assunto

Publicada em 06/09/2013 às 09:41

Banco de dados
Se for selecionado, o projeto será subsidiado pelo governo alemão (200 mil euros) e pelo Centro de Aperfeiçoamento à Pesquisa em Ensino Superior – Capes (63 mil euros). A iniciativa prevê o desenvolvimento de um banco de dados com todas as informações necessárias – como a quantidade e a qualidade de resíduos gerados na cidade – para a elaboração de um conceito tecnológico e técnico de referência para contratação futura.

Klaus conheceu as instalações e o funcionamento do Geresol

Klaus conheceu as instalações e o funcionamento do Geresol

“Quanto mais acesso à informação, melhor se planeja e melhor é a contratação de tecnologia para o tratamento dos resíduos”, disse Klaus. Ele também destacou que os estudos também vão apontar os tipos de subprodutos que podem ser gerados e terão valor de mercado.

Além da parceria no programa NoPa, o professor alemão também demonstrou interesse em instalar em Jundiaí um Centro de Pesquisa, Educação e Demonstração em Gestão de Resíduos (CReED, sigla em alemão). Caso isso aconteça, Jundiaí pode tornar-se referência para o Brasil e toda a América Latina no tratamento de resíduos sólidos.

A proposta é implementar uma planta de tratamento mecânico-biológico com integração de técnica de fermentação em Jundiaí. “No Brasil não existe um centro com domínio dessa especialidade de resíduos”, frisou o professor alemão.

Por Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/06/jundiai-pode-se-tornar-referencia-no-assunto/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original