Desfile da Independência reúne 10 mil pessoas
Publicada em 07/09/2013 às 12:51Neste sábado (7) ensolarado, pelo menos 10 mil pessoas lotaram a avenida Prefeito Luiz Latorre para assistir ao desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 191 anos da Proclamação da Independência do Brasil.
Mais
Confira as fotos no Flickr!
Crianças, adultos, senhores e senhoras acompanharam o evento, que contou com mais de 1,4 mil participantes de 31 grupos, entre Exército, órgãos de segurança pública, escolas, grupos culturais e esportivos, escoteiros, Clube do Carro Antigo e motociclistas, entre outros. A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional.
“Estou muito feliz com o sucesso do desfile, que foi muito bem organizado. Tivemos grande participação da sociedade e das entidades. É uma grande festa da democracia plena. É preciso comemorar e preservar a história do País”, disse o prefeito Pedro Bigardi, que participou ao lado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
O desfile foi aberto com a participação do ator Mário Rebouças, que representou Dom Pedro I. Outra novidade que ganhou a atenção do público foi a presença da tradição cultural na avenida. “O talento cultural de Jundiaí retrata a cidade e, por isso, é importante que esta participação seja ampliada. Assim como as escolas, as crianças podem voltar a participar do desfile. Vamos antecipar a sensibilização de diretores e professores”, afirmou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.
Melissa Campos dos Santos, 33 anos, do Grupo Escoteiro Curuqui, participou, pela terceira vez, do desfile, ao lado da filha Isabeli de 9 anos. “Aprendi na escola o significado da data e participar deste dia como escoteira, junto com a minha mãe, é muito legal”, contou a menina.
Já o casal Sueli Fátima Ribeiro e Maurício Roberto Ribeiro desfilou em família, com os filhos, Maria Clara, 7 anos, e Caio, de 10. “Há alguns anos participamos do desfile com nossos filhos. Com certeza é um belo exercício de cidadania. Ensinamos o valor da história do País, que contribui para a formação pessoal.”
Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original