Conheça a história do mundo assistindo a filmes

Publicada em 09/09/2013 às 11:44

Filmes premiados pelo Oscar farão parte do material didático da próxima “Oficina – Cinema e História – Solar do Barão”, que acontece a partir do dia 18 de setembro, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí. Serão quatro encontros mensais gratuitos, ministrados pelo professor Douglas Tufano.

Mais
Secretaria de Cultura amplia atuação nos bairros

Filme retrata temas atuais, como racismo e relações humanas

Filme retrata temas atuais, como racismo e relações humanas

“A ideia é fazermos uma leitura dos filmes, em cada encontro será exibido o filme completo, porém vamos parar em alguns trechos para discutir os assuntos históricos e sociais abordados no longa”, explica o professor.

A seleção dos filmes foi elaborada a partir do conteúdo e mensagem. “São filmes que fazem refletir, com temas polêmicos que discutimos ainda hoje. Esta não é uma oficina para profissionais, são para os espectadores que se interessam pelo cinema e buscam ampliar o olhar quanto aos roteiros.” declara Douglas.

A oficina irá discutir temas como o racismo, 1º Guerra Mundial, problemas religiosos e a ascensão do fascismo italiano. “Algumas pessoas pensam que só pelo fato do filme ser antigo, ele é ultrapassado. Muito pelo contrário, alguns destes filmes são cheios de conteúdo histórico e só porque não são exibidos na televisão, acabam esquecidos”, afirma Tufano.

No primeiro encontro, será exibido e discutido o filme “Acorrentados” com Tony Curtis e Sidney Poitier. A discussão será sobre racismo e relações humanas. No dia 23 de outubro, o filme será “Glória feita de sangue”, com Kirk Douglas. O longa aborda os bastidores políticos e a 1º Guerra Mundial.

O terceiro encontro está marcado para 20 de novembro, com o filme “Criação”, uma reflexão sobre problemas religiosos, sócias e familiares provocados pela teoria de Charles Darwin. O encerramento será no dia 18 de dezembro, o longa exibido será “Marcha sobre Roma”, com a discussão sobre a ascensão do fascismo e italiano visto de forma irônica pela ótica de pessoas simples.

As inscrições para o curso já estão abertas, e as vagas são limitadas, existindo a possibilidade de lista de espera. Para se inscrever ligue: (11) 4521-6259.

Douglas Tufano
O professor Douglas Tufano é formado em língua e literatura italiana pelo Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, formado em letras (português e francês) pela USP. Pós- graduado em História e Filosofia de Educação pela USP. É autor de vários livros didáticos para ensino Fundamental e Médio.

Por Flávia Alves
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/09/conheca-a-historia-do-mundo-assistindo-filmes-no-solar-do-barao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original