Segurança terá Gabinete Regional

Publicada em 11/09/2013 às 19:52

Os sete municípios que formam a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), em conjunto com o governo do Estado, formalizaram nesta quarta-feira (11) a criação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp). A medida foi tomada no encontro ocorrido em Várzea Paulista com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

O coordenador do novo gabinete é Antonio Carlos da Ponte, secretário-adjunto dessa área no Estado. Mas a convocação das forças policiais, gestores públicos e representantes da sociedade civil será feita pela secretaria executiva da Aglomeração Urbana, ainda sem data definida.

“Será nas próximas semanas”, comenta Luiz José Pedretti no encontro que contou também com autoridades regionais da Polícia Militar, da Polícia Civil e das Guardas Municipais, como o tenente-coronel Henrique Neto, do 49ª Batalhão PM, e o delegado seccional Luiz Carlos Branco Júnior.

Em Jundiaí, o processo coincide ainda com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para a área de segurança pública, prevista para setembro.

O secretário Fernando Grella Vieira afirmou que a segurança pública é um assunto complexo e que exige somar esforços em prevenção, inteligência e integração. “Isso envolve políticas públicas primárias dos municípios, como urbanismo e iluminação. E na outra ponta chegamos até a parceria com os órgãos federais, porque drogas e armas dependem do controle de fronteiras”, explicou.

Entre os temas, além da integração operacional, está a ampliação do videomonitoramento que coincide também com o Programa de Metas de Jundiaí.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/11/seguranca-tera-gabinete-regional/