Primavera dos Museus é preparada

Publicada em 12/09/2013 às 15:55

A 7ª Primavera dos Museus, entrre 23 e 29 de setembro, é uma temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para comemorar a chegada da primavera e que tem em Jundiaí uma programação especial no Museu da Companhia Paulista.

Mais
Na Feira da Amizade de 1982, um amor nasceu

O Museu da Cia Paulista, que fica no Complexo Fepasa

O Museu da Cia Paulista, que fica no Complexo Fepasa

O tema nacional deste ano é “Museus, Memória e Cultura Afrobrasileira”, com o propósito de mobilizar os museus brasileiros. É a primeira vez que a cidade integra o evento, que será realizado nacionalmente.

De acordo com a diretora do museu (e do Complexo Fepasa), Maria Angélica Ribeiro, a programação local foi montada na cidade e enriquece ainda mais o evento. “Temos excelentes profissionais que aceitaram participar da semana, com o conhecimento que possuem sobre o tema, por meio de palestras e apresentações”, afirma a diretora, lembrando que hoje a cultura afro integra também o currículo dos estudantes.

A semana será aberta na terça-feira (24), às 15h, com palestra de Luiz Fernando Garupe sobre mitologia africana. Na quinta (26), será realizada uma oficina de iniciação aos instrumentos de percussão, a partir das 10h, com Fábio Rabelo. E, na sexta (27), às 15h, o professor e escritor Douglas Tufano irá discorrer sobre a presença afro na literatura brasileira.

Tambores
Já representações artísticas da cultura afro estão marcadas para o sábado (28), abertas às 9h com uma apresentação de dança.

No mesmo dia de encerramento ocorre às 10h, uma atração que, segundo Maria Angélica, é muito bonita de se ver: o cortejo do grupo Tambores de Inkice, que já esteve presente na Virada Cultural 2013.

Na sequência, às 11h, o tema é afoxé com Arnaldo Rodrigues e depois a programação culmina com a dança tribal do grupo Rainhas de Nilo, a partir de 12h.

Todas as atividades terão entrada aberta ao público. O Museu da Companhia Paulista de Estradas de Ferro fica na avenida União dos Ferroviários, nº 1760, Complexo Fepasa, Centro. O telefone para mais informações é (11) 4522-4727.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/12/7a-primavera-dos-museus-e-preparada-no-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original