Alunos de Jundiaí participam de Olimpíada em História do Brasil

Publicada em 13/09/2013 às 23:08

Três alunos do Colégio Crescer de Jundiaí participam da quarta fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, elaborada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Realizada anualmente, a iniciativa é uma proposta inovadora de estudo consistente de história. Com equipes de todo o País, os jundiaienses Thiago Penna, Bianca Vieira e Bruna Vieira, do 2º ano do Ensino Médio, fazem parte das 3.994 equipes que chegaram à quarta etapa do evento.

Mais
Confira as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador

1º Simpósio da Educação será em novembro

Nesta fase, eles vão entregar um folder turístico sobre o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão. Para realizar o trabalho, os jovens acompanhados dos professores de história do colégio, Aline Ribeiro e Yan Luz, visitaram o museu nesta quinta-feira (12) e foram acompanhados pelo historiador Alexandre Oliveira, que falou sobre a história do imóvel – o primeiro edifício tombado do Estado de São Paulo.

“O jardim do museu é um dos locais mais importantes do imóvel, onde foi mantida uma parte do muro de taipa de pilão de meados de 1862. A casa era a segunda residência da família Queiroz Telles e parte do acervo é original da família, além de outras peças doadas de famílias tradicionais de Jundiaí que retratam os costumes da época. Por meio de pesquisas e estudos dos documentos do museu podemos reconstruir uma parte da história de Jundiaí”, contou o historiador.

Segundo ele, poucas publicações são encontradas sobre a história do museu e da cidade nesta época. “Infelizmente, ao longo dos anos foi se perdendo o caráter histórico da cidade, como a demolição da igreja do Rosário, por exemplo.”

A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil oferece o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas especiais. Serão cinco fases online e uma fase final, presencial, que acontece em outubro, na Universidade Estadual de Campinas.

Por Flávia Alves


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/13/alunos-de-jundiai-participam-de-olimpiada-em-historia-do-brasil/
Leia mais sobre ,