GM evita incêndio por causa de balão gigante

Publicada em 13/09/2013 às 19:24

As câmeras de monitoramento operadas pela Guarda Municipal de Jundiaí ajudaram as forças de segurança pública a evitar um incêndio numa área rural da cidade. Um balão com aproximadamente 50 metros de altura caiu em meio à vegetação existente no bairro Roseira, na manhã desta sexta-feira (13). Além do objeto voador, uma bandeira com 200 metros de comprimento causou estragos estruturais em telhados de duas residências e interrupção do fornecimento de energia elétrica naquela localidade. Ninguém se feriu.

Armação da tocha do balão gigante em meio à mata

Armação da tocha do balão gigante em meio à mata

O balão foi solto na cidade de Igaratá, região do Vale do Paraíba, durante a madrugada desta sexta-feira (13). O enorme balão viajou por aproximadamente 100 km até cair em Jundiaí. Muitos curiosos foram ao local.

A Central de Monitoramento da GM identificou o artefato gigante, inclusive graças ao equipamento recentemente instalado no mirante da Serra do Japi.

O objeto caiu no meio dos eucaliptos, num terreno existente na avenida João Batista Spiandorello, e pegou fogo. Três caminhões foram necessários para recolher os restos do balão, que mais tarde foi levado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) da Prefeitura de Jundiaí.

No local, o trabalho integrou a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros,funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e agricultores da região. Com a ajuda dos GMs, bombeiros e um trator de irrigação, as chamas foram apagadas antes que se alastrassem.

Detidos
A bandeira se arrastou sobre duas casas e uma escola municipal. Algumas telhas das residências foram danificadas, assim como a rede elétrica. A CPFL foi até o local e desligou a energia para que os restos do balão fossem retirados. Uma pessoa que acompanhava a trajetória do balão foi detida. Morador na capital paulista, um mecânico de automóveis de 33 anos perdeu o telefone celular que continha fotos do balão, próximo ao local onde estava o que sobrou da bandeira.

A polícia conseguiu localizá-lo. O policial militar se passou por um desconhecido que havia encontrado o equipamento. Um local foi marcado para o encontro e o homem detido pela polícia. Momentos depois, mais duas pessoas que estavam no meio da mata tentaram fugir, mas foram localizadas pela Guarda Municipal. Um deles, de 35 anos, é professor de Educação Física. O outro é um rapaz de 23 anos, morador em São Paulo.

Os dois foram detidos e confessaram aos guardas do Canil 750, sob o comando do Inspetor Alceu, que participaram da soltura do balão em Igaratá. Com eles foram encontrados uma filmadora e dois aparelhos celulares contendo as imagens da montagem e soltura do balão. Todos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial, na Ponte São João, sob investigação de crime ambiental. A liberação dos suspeitos só aconteceu mediante pagamento de fiança de dois salários mínimos.

Restos do balão atingiram a rede de energia elétrica

Restos do balão atingiram a rede de energia elétrica

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/13/gm-evita-incendio-por-causa-de-balao-gigante/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original