Secretaria de Saúde debate melhorias no Novo Horizonte

Publicada em 16/09/2013 às 18:57

Um encontro com quase uma centena de pessoas entre integrantes do colegiado gestor, agentes comunitários, médicos, enfermeiros, auxiliares e moradores do bairro aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Horizonte. Os principais temas abordados foram os projetos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), os reforços do Programa de Saúde da Família (PSF) e a ampliação da própria unidade.

Saúde é tema concorrido no bairro, que lotou a reunião do conselho

Saúde é tema concorrido no bairro, que lotou a reunião do conselho

“Estamos no ponto de início das obras da UPA, terminando estudos para a construção de uma sede própria para o PSF e aguardando a tramitação do processo da ampliação da UBS no Ministério da Saúde. Se tudo andar como previsto, em meados de 2014 teremos um novo patamar de atendimento”, explicou o secretário Cláudio Miranda.

A maior demanda colocada pelos participantes reforçou a necessidade desses projetos. Com 35 mil cadastrados, a unidade é a maior da rede municipal de atenção básica e atende uma região criada longe da expansão urbana ideal, a uma distância que formou um núcleo popular com o Almerinda Chaves e o Residencial Jundiaí.

“Temos que conseguir também a redução das faltas em consultas, que são muito grandes e causam filas na agenda que não seriam necessárias”, comentou Francisco Cozimatti, integrante do conselho da unidade.

Outros pontos abordados foram questões relacionadas com consultas de especialistas e também exames clínicos. Para o secretário Cláudio Miranda, são problemas que vem sendo abordados pela pasta. “Tivemos uma grande dificuldade com profissionais porque as antigas administrações deixaram acumular nos últimos anos uma defasagem salarial muito grande e não apenas para os médicos”, explicou, ao dizer que a contratação de serviços terceirizados tem sido incrementada para reduzir os gargalos.

Para José Roberto Arantes, que integra o Coletivo Vetor Oeste, o bairro transformou-se em uma pequena cidade, com ruas estreitas e poucos espaços públicos até o momento.

“Agora começou a ter mais intervenções. Mas a unidade reflete também essa situação social deixada pelas administrações anteriores, como pode ser visto no alto índice de gravidez na adolescência”, comentou.

Mudanças
Em sua esfera de atuação, a Secretaria de Saúde vai reformar um antigo centro comunitário no conjunto do CDHU do bairro para abrigar uma sede da Estratégia de Saúde da Família, incluindo dois consultórios odontológicos e novas equipes de atendimento domiciliar. A unidade básica, por sua vez, aguarda liberação de recursos já aprovados no Ministério da Saúde para ser ampliada e as obras da UPA 24 Horas estão prestes a ser iniciadas.

“Vai ser um pequeno hospital mesmo, com 2,4 mil metros quadrados e uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanente”, explicou Cláudio.

Melhoras em consultas, exames e atendimentos foram apresentadas

Melhoras em consultas, exames e atendimentos foram apresentadas

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/16/secretaria-de-saude-debate-melhorias-no-novo-horizonte/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original