Vacina contra raiva continua no bairro Agapeama

Publicada em 16/09/2013 às 18:51

Apesar de ter tido 800 cães e gatos vacinados contra a raiva animal na campanha encerrada dia 8 de setembro, o bairro Agapeama terá uma nova ação a partir desta terça-feira (17) com um reforço de vacina para os animais domésticos da área que ainda não foram imunizados.

Mais
Secretaria de Saúde debate melhorias no Novo Horizonte

UBS Anhangabaú participa da Semana do Idoso

De acordo com o Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, o chamado bloqueio vacinal vai abranger um quadrilátero formado por trechos da avenida Nações Unidas, ruas Acre e Professora Maria Pestana (até a avenida marginal), as ruas Niterói Vitória e Maceió e ainda trechos das avenidas Fernando Arens e São Paulo.

O motivo da medida foi o surgimento de um morcego comum, do tipo herbívoro, no quintal de uma residência dessa área. “Como trabalhamos há muitos anos, a população sabe que é uma situação de risco quando aparecem caídos no chão, pendurados em janelas ou voando durante o dia e entrando em imóveis ou automóveis”, explicou o gerente do CCZ, Carlos Ozahata.

Um ponto importante é lembrar que “todos os mamíferos” são potenciais transmissores de raiva, como caninos, felinos, bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos e até animais silvestres. O caso não deve ser usado para caçar ou matar os morcegos, que em Jundiaí contam com grande variedade de espécies e todas são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental, do controle da população de insetos, da dispersão de sementes e da polinização de várias plantas.

Como funciona
Todos os funcionários do CCZ estarão uniformizados com a camiseta contendo a logomarca da campanha de vacinação antirrábica animal, identificação da Prefeitura de Jundiaí e portando crachás individuais. Serão visitadas todas as casas do perímetro de contenção e aqueles animais domésticos (a partir de 3 meses de idade) que não receberam vacina durante a campanha de agosto-setembro podem ser imunizados.

A visita da equipe será feita de casa em casa até a cobertura da área, podendo ser estendida até quinta-feira (19).

Se qualquer morador de Jundiaí encontrar algum animal atingido por sintomas da raiva, deve acionar imediatamente o Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 4521-0660. No caso dos morcegos comuns que estejam caídos no chão é recomendado colocar um balde, bacia plástica ou pote para contenção até a chegada da equipe.

Para outras regiões da cidade, animais ainda não vacinados podem ser atendidos na sede da rua Prudente de Moraes, nº 744, Centro.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/16/vacina-contra-raiva-continua-no-bairro-agapeama/
Leia mais sobre