Saúde prepara vacinação contra catapora

Publicada em 17/09/2013 às 10:17

A nova vacina contra a catapora começa a ser aplicada na rede municipal de saúde de Jundiaí a partir do dia 1º de outubro, em todas as unidades básicas ou de saúde da família. A capacitação dos coordenadores da rede sobre essa vacina, entre outras, ocorreu nesta segunda-feira (16).

Mais
UBS Anhangabaú participa da Semana do Idoso
Vacina contra raiva continua no bairro Agapeama

Jundiaí defende sustentabilidade em encontro da AUJ

A enfermeira Maria do Carmo fala dos preparativos na capacitação

A enfermeira Maria do Carmo fala dos preparativos na capacitação

“Essa imunização está incluída na Tetra Viral, exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina Tríplice Viral”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica, Solange Nogueira Marquezin. Além da catapora, a vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

A ênfase na imunização está presente nas unidades de saúde com cartazes como da vacina pré-natal contra Hepatite B para gestantes. E será fortalecida por um levantamento que será realizado até novembro com visitação domiciliar nos bairros. “Vamos fazer uma checagem detalhada da cobertura vacinal que estamos tendo na cidade”, afirmou a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, da Vigilância Epidemiológica.

No ano passado foram registrados em Jundiaí mais de 260 casos da doença. Mas a vacina estava disponível somente em clínicas particulares. Com a mudança, a expectativa é de redução acentuada dos casos. Embora com poucos óbitos, os efeitos são desagradáveis nas crianças, como as “bolinhas avermelhadas” e sintomas como febre e coceira.

Para viabilizar essa imunização no SUS (Sistema Único de Saúde), o Ministério da Saúde investiu R$ 127,3 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses por ano no País.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/17/saude-prepara-vacinacao-contra-catapora/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original