Prefeitura participa de mutirão de limpeza na Serra

Publicada em 18/09/2013 às 18:48

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e a DAE participam neste sábado (21) do mutirão de limpeza da Serra do Japi. O evento faz parte das ações do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, liderado pela organização americana Ocean Conservancy. A ação é promovida pela Coca-Cola em parceria com as ONGs ASSU (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba) e Coati (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada)

Mais
Emoção marca a abertura da Semana Municipal do Idoso
Defesa Civil alerta para risco de ventos fortes

No ano passado, mutirão recolheu 200 quilos de resíduos sólidos

No ano passado, mutirão recolheu 200 quilos de resíduos sólidos

A ação simboliza a importância da preservação de suas águas e matas e contribui para a conscientização ecológica dos visitantes.

A atividade está prevista para começar às 8h, no Cream (Centro de Referência e Educação Ambiental da Serra do Japi), na avenida Atílio Gobbo, altura do nº 4.600. Haverá um café da manhã e uma breve palestra sobre a importância de iniciativas para limpeza de rios e praias e para a conscientização ambiental.

No local, os participantes receberão um kit composto por uma camiseta personalizada do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, luvas e sacos de lixo. Em seguida, haverá a caminhada por alguns trechos da Serra do Japi para o recolhimento dos detritos. Os voluntários voltarão ao Centro de Referência para pesagem e classificação dos resíduos, discussão dos resultados da ação e encerramento do evento, previsto para as 13h.

No ano passado, o mutirão mobilizou 70 pessoas e recolheu 200 quilos de resíduos sólidos.

Todos os itens coletados são catalogados em planilhas padronizadas, possibilitando assim à Ocean Conservancy compilar, analisar e publicar os dados de cada ano. Os dados contabilizados são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos para análises estatísticas e então encaminhados à Comissão Intergovernamental Oceanográfica da ONU. Com base nesses dados, a Comissão busca convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/18/prefeitura-participa-de-mutirao-de-limpeza-na-serra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original