Grupo do Caribe inicia contato com centro histórico de Jundiaí

Publicada em 19/09/2013 às 18:26

Diversos representantes de Barbados, país situado em uma ilha do Caribe, estiveram nesta quarta-feira (18) em Jundiaí e tiveram o primeiro contato em um projeto de intercâmbio artístico organizado pela produtora cultural Bel Gurgel. Além de conhecerem o centro histórico da cidade, o grupo foi recepcionado no Museu Histórico e Cultural (Solar do Barão) pelo secretário Tércio Marinho, da Cultura.

Mais
Rei do Rock faz show no Teatro Polytheama

“A visita inicia uma relação para criação de possíveis ações para intercâmbio cultural e troca de informações com o país, que tem território do tamanho de Jundiaí. Assim como nós, também estão em busca de projetos para fortalecer a identidade histórica da sua população”, afirmou Tércio.

A comitiva de Barbados e a produtora Bel Gurgel com o secretário Tércio Marinho e Jean Camolese

A comitiva de Barbados e a produtora Bel Gurgel com o secretário Tércio Marinho e Jean Camolese

O grupo é formado pela chefe da Fundação Nacional de Cultura de Barbados, Andrea Wells, pela diretora de Desenvolvimento de Negócios Sênior, Alison Sealy-Smith, e pela diretora especialista de Comunicação Corporativa, Simone Codrington.

Durante o roteiro, eles conheceram na região central alguns imóveis históricos, como o Solar do Barão, a Pinacoteca Pública, o Teatro Polytheama e a Ponte Torta.

Para Bel, produtora jundiaiense que tem longa vivência como curadora em Ouro Preto (MG), o projeto que desenvolve para Barbados possibilita potencializar os imóveis e construções históricas em intercâmbio com o município de Jundiaí, onde tem proposta paralela em tramitação.

“A ideia é criar um museu a céu aberto com intuito de transformação e preservação dos monumentos. É preciso identificar as obras e Jundiaí tem muita história para contar por meio de suas construções”, explicou a curadora.

Em Barbados, afirma, o projeto de uma nova rota turística cultural na ilha chama-se B*Art. A versão local ainda está sendo finalizada.

Depois de conhecerem iniciativas como o acervo e a exposição colaborativa “Jundiaí Nostra África: Memórias e Cultura como Formas de Resistência”, que retratam a identidade da cultura negra e resgata a história das suas raízes na cidade, a chefe da Fundação Nacional de Cultura de Barbados não teve dúvidas.

“Estamos impressionadas com a exposição e tudo o que vimos em Jundiaí. Nossos países têm muito em comum”, afirmou Andrea.

Visitantes elogiaram mostra “Jundiaí Nostra África”, sobre afrobrasileiros na cidade de imigrantes

Visitantes elogiaram mostra “Jundiaí Nostra África”, sobre afrobrasileiros na cidade de imigrantes

Por Flávia Alves
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/19/grupo-do-caribe-inicia-contato-com-centro-historico-de-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original