Cultura e história da capoeira são exibidos no Cineclube Idalina

Publicada em 20/09/2013 às 11:37

Neste sábado (21), às 19h, acontece mais uma edição do Cineclube Idalina. A atividade é promovida pelo Barracão Cultural Capoeira Idalina em parceria com a Diretoria de Ação Comunitária, da Secretaria de Cultura. O filme da noite é “Mestre Pastinha! Uma vida de capoeira”.

O longa metragem é a biografia de Mestre Pastinha, baiano precursor da capoeira no Brasil. Segundo relatos deixados em vídeo pelo mestre, seu ensinamento começou por acaso, um vizinho africano ficou padecido por ver sempre o garoto brigando, e então começou a ensinar a arte da capoeira para acabar com sua raiva.

Um dos atrativos do filme é a proximidade com a realidade dos frequentadores do barracão, em que a principal atividade é a capoeira. “No último cineclube foi apresentado o filme ‘Capitães de Areia’, no longa existem algumas cenas da capoeira, foi quando os espectadores nos pediram que no próximo encontro fosse exibido um filme com esta temática”, explica a diretora de ação comunitária Eliane Silva Pinto.

O roteiro do filme também mostra o começo da capoeira no Brasil e um pouco da história da cultura africana no país. Depois do filme sempre acontece um debate entre os espectadores. “Esta é uma forma de preservar a cultura da capoeira e conhecer mais a história da criação do esporte”, completa Eliane.

O Cineclube Idalina acontece no Barracão Cultural Idalina, localizado na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Jardim Ana Maria – Anhangabaú. A entrada é gratuita. Mais informações ligue: (11) 4521-1430.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/20/cultura-e-historia-da-capoeira-sao-exibidos-no-cineclube-idalina/
Leia mais sobre