Museu terá contação de história especial no domingo (22)

Publicada em 20/09/2013 às 09:40

Na manhã do próximo domingo (22), crianças, jovens e adultos terão uma oportunidade rara: acompanhar, de perto, uma contação de história especial, interpretada com o colorido caprichado de quem entende do assunto: o ator João Acaiabe, conhecido em todo país, principalmente, por ter vivido o Tio Barnabé na versão dos anos 2000 do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Mais
Cultura e história da capoeira são exibidos no Cineclube Idalina
Contadores de história invadem o Museu de Jundiaí
Coral Pio X vai representar o Estado em Festival

Hoje, João aproveita a visibilidade do personagem Chefe Chico, das Chiquititas, para contar suas histórias

Nascido em Espírito Santo do Pinhal, interior do Estado de São Paulo, a vida de João daria uma tremenda história. Aos 69 anos, o locutor e professor de teatro só não se lembra ao certo de um detalhe: quantas histórias fazem parte do seu repertório.

“É uma longa história”, ri. “Desde sempre contamos causos e piadas. Quem descobriu esse dom em mim foi o diretor e ator Antônio Abujamra, no início dos anos de 1980, quando ele selecionava elenco para o ‘Bambalalão’, atração infantil da TV Cultura”, lembra. “Não tinha a ideia do tesouro que ele havia me dado naquela ocasião.” João, óbvio, foi selecionado e quem viveu naquela época até hoje tem o programa na retina.

Para a apresentação do próximo domingo, João preparou uma história da tradição folclórica africana, chamada “Os Irmãos Zulus”. Como um bom contador de prosa, ele explica com sua voz bem modulada que esse enredo abre um outro olhar para a cultura do negro, rompendo com a tradição eurocentrista de que reis e rainhas são apenas louros e de olhos azuis.

Para manter a atenção da plateia, João abre um pouco de sua infalível receita. “Uma história tem de ser contada com emoção, concentração e desinibição. Você tem de viver o que está contando”, diz em tom baixinho. Não raras as ocasiões, o ator emociona-se com aquilo que conta. “Perdi as contas de quantas vezes já contei ‘Pirueta, a Pipa Peralta’. E toda vez é a mesma coisa, me emociono.”

Para o próximo domingo, João preparou uma história da tradição folclórica africana, chamada “Os Irmãos Zulus”

A emoção de quem conta é partilhada com quem ouve. Para o artista, o olhar das crianças ao fim das histórias gratifica qualquer esforço. “Algumas pessoas vêm a mim chorando copiosamente, porque se lembraram de algo da infância, enfim. É mágico.”

O ator, que saiu de casa aos 18 anos para ser psicólogo, deixou o amor pelo circo falar mais alto. Estreou ainda na extinta TV Tupi. Passou por quase todas as emissoras de tevê, sempre com trabalhos voltados ao público infantil e, hoje, tem os dias agitados entre uma e outra gravação na novela “Chiquititas”, sucesso no horário nobre do SBT, onde vive o Chefe Chico.

Serviço
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
Contação de Histórias com João Acaiabe
Domingo (22), às 11h
Entrada gratuita
Informações: (11) 4521-6259

Por Thiago Secco
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/20/museu-tera-contacao-de-historia-especial-no-domingo-22/
Leia mais sobre ,