Prefeitura ajusta ações para melhorias do rio Jundiaí

Publicada em 20/09/2013 às 10:46

A elevação de categoria hídrica do rio Jundiaí, que vai ser discutida na segunda-feira (23) durante encontro técnico no auditório do Centro das Indústrias do Estado (Ciesp), está sendo prevista em diversas das novas políticas públicas da Prefeitura.

Veja a matéria completa
Modelo foi pioneiro na cidade

Rio Jundiaí, a caminho da despoluição total depois de 30 anos, é alvo de novos planos municipais

Rio Jundiaí, a caminho da despoluição total depois de 30 anos, é alvo de novos planos municipais

De acordo com o diretor ambiental da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, o resultado alcançado no processo de despoluição lançado há 30 anos precisa agora ter seus efeitos na educação e nas atitudes institucionais.

“A degradação do rio em que muitos ancestrais nadaram e pescaram afastou as pessoas por muito tempo. Agora vai ser preciso trabalhar com a ocupação do solo, com a recuperação das matas ciliares e até mesmo evitando as canalizações tão comuns em anos recentes”, explicou.

Dizendo que até mesmo as mudanças climáticas (com chuvas mais intensas) devem ser consideradas, Gramolelli afirma que o Plano Municipal de Saneamento, que envolve áreas como os resíduos sólidos e a macro e microdrenagem com estudos inovadores em andamento, não pode mais ver o rio como questão isolada.

“Apenas o replantio de árvores determinado pelo Ministério Público pelo passivo ambiental do passado recente envolve 100 mil mudas, todas colaborando na produção de umidade e água”, comentou lembrando que ainda há um censo arbóreo em andamento.

De acordo com Aray Martinho, diretor da empresa municipal de águas e esgotos (DAE), a despoluição melhora a situação de escassez hídrica na bacia do rio Jundiaí que é um terço do mínimo ideal apontado pelas Nações Unidas. “Neste momento estamos usando transposição de água do rio Atibaia, por exemplo”, citou ao defender a água como elemento central no planejamento urbano.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/20/prefeitura-ajusta-acoes-para-melhorias-do-rio-jundiai-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original