UBS do Traviú discute a futura nova sede

Publicada em 23/09/2013 às 17:39

A unidade básica de saúde (UBS) do bairro Traviú discutiu nesta segunda-feira (23), com representantes do conselho gestor, as demandas existentes naquele equipamento para orientação sobre a nova sede – aprovada nos encaminhamentos deste ano junto ao Ministério de Saúde.

Mais
UBS Caxambu discute projeto-piloto para idosos

O encontro na UBS Traviú: detalhes para melhorar o projeto da nova sede

O encontro na UBS Traviú: detalhes para melhorar o projeto da nova sede

Entre os pontos levantados estão o atendimento odontológico, o reforço de recursos humanos e uma localização mais adequada ao transporte público.

“A linha de ônibus que passa por aqui, do Bom Jardim, é de hora em hora e em alguns momentos do dia de duas em duas horas”, explicou Marli Comprager Lacerda, moradora do bairro Água Doce.

A Secretaria de Saúde informou aos participantes que duas áreas estão atualmente em estudo para definição. As enfermeiras Thaís Xavier e Andrea Losani destacaram também a característica ainda de bairros rurais da área da unidade, que inclui Poste e Bom Jardim. Elas também apontaram que uma equipe de agentes comunitários seria adequada para uma nova fase. E encaminharam demandas imediatas das áreas médica e administrativa.

“Vamos estudar a melhor alternativa. Já temos encaminhado um novo funcionamento para todas as unidades de saúde de Jundiaí em 2014, das 7h às 19h, e vamos precisar de reforços nos recursos humanos tanto em quantidade quanto em valorização”, afirmou o secretário Cláudio Miranda.

Informatização
Ele destacou a breve mudança do sistema com quatro unidades de pronto atendimento (UPA), unidades descentralizadas e mais um sistema regional com as cidades vizinhas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A regulação vai ajudar muito. Mas algo que será imprescindível vai ser a informatização dos prontuários de moradores, evitando duplicação do papel que acontece hoje e a burocracia para a agenda de consultas e exames”, afirmou o secretário.

Conselheiro na unidade, Roque Xisto de Camargo afirmou que é visível a impossibilidade atual de consultório de saúde bucal no imóvel alugado. “Uma nova sede, mais bem localizada, é algo necessário”, diz.

A reunião também lembrou que, apesar de limitações, Jundiaí atrai os chamados “migrantes da saúde” que são parentes de moradores que moram em outras cidades ou Estados e chegam para se tratar usando o endereço local para o cadastro. Também participaram do encontro a médica pediatra Bernardete Blaas e o médico clínico geral Roberto Ferreira.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/23/ubs-do-traviu-discute-a-futura-nova-sede/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original