Tratamento de câncer tem novo sistema eletrônico
Publicada em 24/09/2013 às 18:03As 37 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (USF) tiveram uma capacitação sobre o novo sistema eletrônico nacional de registro unificado das modalidades de câncer de mama e de colo de útero. Antes, os dados ficavam em programas separados. O evento ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí.
Mais
Setembro Azul marca ‘inclusão’ dos surdos
Semana do Idoso é celebrada no Retiro
De acordo com Claudete Pereira Colaneri, do setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, o novo Sistema de Informação do Câncer (Siscan) é integrado ao cadastro online de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo a identificação pelo número do usuário e a atualização automática do histórico.
Com o novo sistema, de acordo com o Ministério da Saúde, a solicitação de exame feita pelas unidades de saúde no Siscan deixará um espaço visível para o prestador de serviços incluir o resultado posterior. Quando o laudo estiver pronto, será visível para a unidade solicitante e, em seguida, também incluído na base de dados nacional da Vigilância Epidemiológica.
O sistema, entretanto, visa agilizar a rotina de trabalho das unidades e não substitui o laudo impresso e assinado pelos serviços médicos.
As mudanças promovidas na base nacional de dados antecipam os estudos em andamento para a modernização do sistema em Jundiaí. “Queremos contar com os prontuários eletrônicos em breve, mas isso vai envolver a digitalização de 1 milhão de prontuários em papel existentes hoje”, comenta o secretário Cláudio Miranda.
O novo sistema vai integrar registros de câncer de mama e câncer de colo de útero na mesma base, envolvendo também o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Um dos pontos abordados na capacitação foi a atualização permanente do cadastro de funcionários das unidades de saúde e dos prestadores de serviço. A meta dessa base de dados é abranger 100% dos exames realizados no SUS, com atualização automática do histórica dos usuários.
Outubro Rosa
A partir do dia 1º de outubro (terça-feira), começa em Jundiaí o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. É o evento Outubro Rosa, que vai ter uma intensa programação na cidade.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original