Semana do Idoso cresce nas unidades de saúde

Publicada em 25/09/2013 às 18:39

Chegando aos dias mais movimentados, a 16ª Semana Municipal do Idoso tem nesta quinta-feira (26) eventos como a música do Projeto Guri na unidade de saúde da família (USF) Rio Acima, o passeio pelo Parque Botânico da unidade básica (UBS) Eloy Chaves e o desfile do concurso de Miss e Mister Terceira Idade da UBS Retiro.

Mais
UBS Agapeama também participa da Semana do Idoso

Confira a programação da 16ª Semana Municipal do Idoso

Contato de adolescentes e idosos foi um dos momentos da semana

Contato de adolescentes e idosos foi um dos momentos da semana

As atividades reuniram um grande número de pessoas na quarta-feira (25). Na unidade básica do Jardim Novo Horizonte, adolescentes e idosos se encontraram em uma iniciativa conjunta com a rede socioassistencial do bairro – responsável por envolver uma centena de participantes no centro comunitário.

Na UBS Agapeama o dia foi de encenações teatrais contra a dengue, com o grupo de teatro do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, além de serviços nas tendas externas. Na unidade básica do Retiro houve a exibição do filme “Conte Sua História”, também em salão comunitário. E na unidade básica do Eloy Chaves o dia foi de testes cognitivos na sede de uma associação de moradores, além de visitas à exposição sobre a memória do bairro (que no Retiro teve um vídeo).

A 16ª Semana do Idoso foi aberta na quarta-feira (18) e segue oficialmente até sexta-feira (27). As outras atividades já estão programadas até o dia 1º de outubro.

Exposição envolveu idosos na memória do bairro Eloy Chaves

Exposição envolveu idosos na memória do bairro Eloy Chaves

Solidariedade
No Jardim Novo Horizonte, o movimento da tarde desta quarta-feira (25) levou muitas agentes comunitárias de saúde ao evento, com idosos que em muitos casos foram buscados por elas em suas casas. “Somos em 26 agentes, mas uma parte foi levar outras pessoas para palestras no Núcleo de Atendimento da Pessoa com Deficiência (Napd)”, contou a agente Mércia Fernandes.

As estudantes Joyce Caldeira, 16, e Joyce Araújo, 15, prestigiaram a troca de conversas com idosos como Dorvalino Cerasuolo, 71, que estava pela primeira vez em atividades do local. “O ambiente é muito bom”, comentou ele. Parte dos presentes pertence à Casa de Belém, organização que mantém um abrigo para pessoas abandonadas e busca ressocializá-los – conforme explicou Carlos Eduardo Salgado, 20.

Para as meninas, é preciso lembrar que todas as pessoas um dia também serão idosas. “A gente fez esse exercício em um retiro”, conta Joyce. Estudantes de enfermagem da Unianchieta, lideradas pela professora Marina, ajudaram no evento que teve bolos feitos pelas enfermeiras da UBS. “No curso vemos tanto o estágio hospitalar como a saúde coletiva”, comentou uma aluna, Marina Reis.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/25/semana-do-idoso-cresce-nas-unidades-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original