Argos é tema de palestra para estudantes

Publicada em 27/09/2013 às 18:05

Dentro dos diversos eventos culturais programados para marcar o Centenário da Argos, comemorado neste ano, a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos(EJA), realizou na quinta-feira (26) a palestra “Patrimônio Histórico e Dinâmica Urbana”, com o renomado arquiteto Araken Martinho. Os alunos do EJA e profissionais de diversas áreas lotaram o auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot.

Mais
Prefeitura realiza o evento ‘Trançando Arte Brasil’

Planejamento e GM trabalham ações ambientais e de segurança

Araquen Martinho contou alguns casos que marcaram o início do crescimento da cidade

Araquen Martinho contou alguns casos que marcaram o início do crescimento da cidade

Antes da palestra de Araken Martinho, os professores do EJA, Marina Petroni(História) e Mário Ramalho(Geografia), fizeram apresentação de fotos que mostram desde o tempo da antiga tecelagem, que funcionou no local, até o funcionamento do Complexo Argos, que hoje abriga setores da Educação e a TVE Jundiaí.

Araken e a história
O arquiteto Araken Martinho, que é autor de importantes obras na cidade, como o prédio do Paço Municipal, abriu sua palestra falando aos jovens da paixão pela cidade e das lembranças que tem “da velha cidade”. Ao se referir aos antigos prédios ele lembrou como Jundiaí se desenvolveu desde os tempos em que era criança e contou casos que marcaram o início do crescimento do município. Ele viveu, por exemplo, nos tempos do prefeito Vasco Venchiarutti, que foi o primeiro prefeito da chamada Democracia. Ele viu a construção do primeiro viaduto da cidade.

Sobre a Argos e a Vila Argos, Araken acompanhou o sucesso da tecelagem que chegou a vender brim para o Exército Americano até sua falência e a desapropriação do prédio e de todo o espaço onde está hoje o Complexo Argos. Ele lembra que o projeto para a Argos era muito diferente. “No projeto havia cinema, centro comercial, centro de lazer, praça e até um Museu de Artes Plásticas, mas ficou muito diferente”, lamenta.

“É preciso levar as coisas – cinema, restaurantes, divertimento, lazer – para os bairros onde vive a comunidade. E, finalmente, Araken alerta: “Temos que entender como fazer alguma coisa para organizar a cidade e garantir a cidadania.”

Rosana Pagano
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/argos-e-tema-de-palestra-para-estudantes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original