Jundiaí premiada por prevenção de tuberculose

Publicada em 27/09/2013 às 19:22

Os esforços da rede de saúde de Jundiaí no foco do controle da tuberculose garantiram ao município o prêmio de 1º lugar na categoria de 51 a 120 casos por ano, durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2013. De acordo com a Secretaria de Saúde, essa posição tem sido consolidada pela atuação da Vigilância Epidemiológica.

Mais
Prefeitura lança campanha do Outubro Rosa

O certificado recebido por Jundiaí: ação permanente

O certificado recebido por Jundiaí: ação permanente

“Mas o fator que garante os bons resultados do trabalho, sem dúvida, é o esforço das unidades de saúde da atenção básica. Sem esse engajamento não seria possível envolver a população na ação preventiva”, destaca a médica Sandra Ervolino.

O principal motivo para o reconhecimento é o trabalho de busca ativa, realizado exatamente pelas unidades básicas e de saúde da família (UBS e USF) com a investigação das pessoas próximas àquelas que apresentem sintomas.

A média anual de Jundiaí é de uma centena de casos, com mais de 85% deles tratados e curados. O trabalho da Vigilância envolve também o Ambulatório de Moléstias Infecciosas, sob coordenação da médica tisiologista Maria de Fátima Cotarelli.

Sandra e Solange receberam o prêmio pela Secretaria de Saúde

Sandra e Solange receberam o prêmio pela Secretaria de Saúde

O principal sintoma da tuberculose é a tosse durante mais de duas semanas, indicando comprometimento pulmonar. Mas outros órgãos podem ser atingidos. Entre os fatores estão condições precárias de moradia, uso excessivo de corticóides (comum em casos de artrite), imunodepressão, tabagismo e até mesmo o trabalho profissional em saúde.

O prêmio foi recebido da Secretaria Estadual de Saúde e Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo pela médica, pela enfermeira Solange Marquezin e pelo técnico Hélio Gabriel Faria. “É mais um indicativo de que temos um bom trabalho em equipe”, comentou o diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/jundiai-premiada-por-prevencao-de-tuberculose/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original