Mudança viária na Vila Arens começa na segunda (30)

Publicada em 27/09/2013 às 19:12

A Secretaria de Obras e a Secretaria de Transportes iniciam na próxima segunda-feira (30) os trabalhos de correção do sistema viário formado pela avenida José do Patrocínio e rua Vigário JJ Rodrigues. As mudanças, que devem estar prontas em duas semanas, visam permitir o acesso direto de quem chega do viaduto Sperandio Pelicciari para a Vila Arens e também daqueles que chegam do Centro para o Vianelo, desafogando o “gargalo” criado na rotatória da Ponte Torta – gerado após as alterações realizadas pela antiga administração municipal.

A mudança busca racionalizar o fluxo viário na rotatória da Ponte Torta

A mudança busca racionalizar o fluxo viário na rotatória da Ponte Torta

De acordo com o diretor da Secretaria de Obras, Arnaldo Guarda, as reclamações cresceram desde a implementação do atual sistema, em 2012. “Foi uma experiência que não deu certo. As medidas devem refazer os fluxos viários que passam por ali e evitar a confusão no trecho mais complicado, além de melhorar a segurança para pedestres”, explicou.

A primeira intervenção vai ser a retomada do acesso direto da Vila Arens na avenida José do Patrocínio, sentido Leste/Centro, com alguns ajustes de solo e de sinalização. A segunda, no acesso do Centro ao Vianelo, vai ser a reabertura da alça que liga a rua Vigário com a avenida Odil Campos Saes.

“Com essa medida, a atual alça com esse papel vai ser fechada, ampliando o espaço de pedestres ali. Também pelo lado da própria alça anterior que será retomada vai haver um cuidado maior com a calçada”, afirma.

Com a mudança, está em estudo a inversão de sentido também na rua Bartolomeu Lourenço para o uso original de retorno à avenida Dr. Cavalcanti. A medida eliminaria um semáforo na rua Vigário, melhorando o fluxo com velocidade controlada.

A região da rotatória da Ponte Torta, dessa maneira, passa a ter uma função de retorno para quem utiliza o sistema das avenidas José do Patrocínio e Odil Campos Saes. “O projeto foi estudado pela Setransp para retirar desse equipamento o peso dos acessos para a Vila Arens e Centro, que sobrecarregaram seu uso”, comenta Guarda.

Ponte São João
A próxima intervenção conjunta da Secretaria de Obras e Setransp no sistema viário da cidade vai acontecer no cruzamento da avenida São João com a rua Oswaldo Cruz, onde uma solução de calçadas e de curvatura de acesso está sendo fechada com proprietários de imóveis envolvidos.

A alça da rua Vigário vai desaparecer, retornando o acesso antigo: pedestres mais seguros

A alça da rua Vigário vai desaparecer, retornando o acesso antigo: pedestres mais seguros

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/mudanca-viaria-na-vila-arens-comeca-na-segunda-30/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original