Planejamento e GM trabalham ações ambientais e de segurança

Publicada em 27/09/2013 às 17:22

Em um trabalho integrado entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Guarda Municipal, dois sobrevoos foram realizados, em agosto e setembro, pela Serra do Japi e pelo território da macrozona urbana e rural do município.

Mais
Prefeitura faz levantamento de empreendimentos imobiliários

Prefeitura ajusta ações para melhorias do rio Jundiaí
Prefeitura participa de mutirão de limpeza na Serra

No primeiro momento, o sobrevoo por todo território de gestão da Serra do Japi teve objetivo de fiscalizar a divisa entre a Serra e outros municípios, para verificar o avanço da urbanização por meio das cidades que fazem divisa com Jundiaí (Cajamar, Cabreúva e Pirapora).

Sobrevoo auxilia nas ações para o Plano Diretor municipal

Sobrevoo auxilia nas ações para o Plano Diretor municipal

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, a maior preocupação do avanço urbano são com Cabreúva e Cajamar.

“Já marcamos uma reunião com as secretarias e as Guardas Municipais responsáveis por cada cidade para alinhar as ações tanto para segurança, quanto para uso e ocupação de solo dessas áreas”, afirma.

O diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolleli, que acompanhou o sobrevoo, ressalta também a preocupação com o trânsito na Serra do Japi. “Existem estradas que ligam os municípios pela Serra. Assim, há um grande movimento de veículos e poluição, o que será pontuado na reunião.”

Bacias hidrográficas
Para avaliar a situação da macrozona urbana e a situação real do processo de reurbanização das áreas rurais junto às bacias hidrográficas (Jundiaí Mirim e Rio Capivari) a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, com o apoio da GM, realizou o segundo sobrevoo pelo município.

A pasta iniciará o processo de elaboração da nova lei de uso e ocupação de solo nas áreas rurais e bacias da região, por meio do novo Plano Diretor baseado na preservação e manutenção desses locais. “O sobrevoo possibilitou também a verificação dos estoques de terra ainda em área urbana no município, que norteiam todo processo de planejamento da cidade nos próximos anos”, completa Daniela da Camara.

O diretor de Planejamento, Décio Pinheiro Pradella, presente no sobrevoo, enfatizou a importância desta ação para analisar a urgência em corrigir a Lei de Zoneamento em vigência no município. “Esta legislação de uso e ocupação de solo tem causado forte descaracterização na zona rural, pois permite que as áreas urbanas avancem nas regiões rurais. Pretendemos fundar nova lei, por meio do Plano Diretor, e corrigir essas distorções da lei vigente.”

Fiscalização
O helicóptero, contratado pela Guarda Municipal, está à disposição para ações que visam o patrulhamento aéreo, como primar pela Serra do Japi, quanto cuidar da segurança pública do município.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, são inúmeras as ações auxiliadas pelos sobrevoos. “Empregamos também a campanha contra soltura de balões. Com o helicóptero, mapeamos a região onde os balões caem, fotografamos e reforçamos o patrulhamento da GM.”

“Os sobrevoos também auxiliam na fiscalização do desmatamento e da depredação das áreas hidrográficas”, completa Ferraz.

Luiza Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/planejamento-e-gm-trabalham-acoes-ambientais-e-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original