UBS Sarapiranga alerta para crescimento populacional

Publicada em 27/09/2013 às 18:59

Em reunião com moradores e técnicos na unidade básica de saúde (UBS) Jardim Sarapiranga nesta sexta-feira (27), o secretário Cláudio Miranda ouviu entre as preocupações o forte aumento previsto de moradores na região, que integra a zona Oeste, e como essa dinâmica vai pressionar os serviços públicos.

“É um ponto importante e um dos motivos que levaram a uma mudança de governo que possa direcionar com cuidado esse crescimento. O prefeito Pedro Bigardi tem orientado para o diálogo com a comunidade e não apenas a prioridade imobiliária”, explicou Cláudio Miranda.

Mais
Prefeitura lança campanha do Outubro Rosa

Na região do Medeiros, moradores apontam desafios para a saúde

Na região do Medeiros, moradores apontam desafios para a saúde

“Encontramos muitos problemas de recursos humanos e, por isso, buscamos refazer as lacunas de estrutura aos poucos”, comentou o secretário, ao anunciar a contratação de mais uma enfermeira na unidade, que atende toda a região do Medeiros.

Vindo de São Paulo há 2 anos, Raul Mesquita destacou o atendimento na rede de saúde pública de Jundiaí. “É mais humanizada que na capital”, afirmou. Para a moradora Maria Aparecida Zacarias, há muitas décadas no bairro, a preocupação atual é com o atendimento de urgência.

“Uma consulta sem estar marcada é difícil. A unidade é boa, mas a região vai crescer”, comentou. O mesmo foi dito pela jornalista Dorothea Pereira, estimando que apenas a região do Medeiros deve passar de 8 mil para 20 mil moradores em 2 ou 3 anos.

Ao encontro às preocupações, o secretário apresentou aos participantes os planos de transformar o pronto atendimento do Retiro em PA Retiro 24 Horas ainda neste ano, do início das obras da unidade de pronto atendimento (UPA) Novo Horizonte/Almerinda Chaves e da previsão de uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no mesmo local, como partes do projeto para o setor Oeste.

Parcerias
Para Miranda, faltaram contrapartidas para novos empreendimentos mas há projetos em andamento. “Estamos buscando parcerias em Brasília. Além de novas sedes de unidades de saúde e pronto atendimento, temos o processo de um novo hospital”, afirmou.

Ele lembrou ainda que os esforços para informatizar o sistema de exames e consultas devem melhorar muito o funcionamento da rede. “Mas é preciso controle social. Por esse motivo, estamos estimulando a reestruturação do conselho gestor da unidade”, disse.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/27/ubs-sarapiranga-alerta-para-crescimento-populacional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original