Evento marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Publicada em 30/09/2013 às 10:00

Na próxima terça-feira (1) um evento especial antecipa em Jundiaí o Dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado em 4 de outubro. As atividades acontecem das 8h às 12h, no anfiteatro da Faculdade de Medicina. Entre os temas abordados estarão uma retrospectiva dos agentes comunitários no município, a importância da motivação no trabalho com a comunidade e uma abordagem do papel da nutrição na qualidade de vida.

Mais
UBS Tulipas discute melhorias no atendimento

De acordo com as coordenadoras de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Programa de Agentes Comunitários (PACS), Elaine Pilon e Paula Hebling, esse tipo de serviço abrange uma grande parcela das 37 unidades descentralizadas da Secretaria de Saúde.

Agentes comunitários do Rio Acima, Corrupira e Parque Centenário: data especial

Agentes comunitários do Rio Acima, Corrupira e Parque Centenário: data especial

A meta do governo é ampliar as equipes do primeiro tipo de 5 para 30 entre 2013 e 2016, meta que deverá ser alcançada em 50% ainda neste ano.

A diferença é que ambos possuem agentes comunitários, mas na ESF as unidades contam com médicos mais generalistas.

Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários, dois assistentes administrativos, um odontólogo e um auxiliar odontológico.

Um diferencial do agente comunitário é a visita domiciliar periódica aos moradores da região, atuando com ênfase na saúde preventiva.

As unidades estão trabalhando ou preparando grupos (diabéticos, hipertensos, adolescentes, gestantes, tabagismo, obesidade), curativo, vacinação, inalação, orientação à amamentação, orientação alimentar, atividades físicas e projeto fitoterapia.

Também estão sendo formadas as equipes dos Núcleos de Apoio de Saúde da Família (NASF), com integrantes de variadas áreas de conhecimento como psicologia ou terapia ocupacional para atuar de forma itinerante junto às unidades do gênero.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/30/evento-marca-o-dia-do-agente-comunitario-de-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original