Idosos são tema de eventos em 1º de outubro
Publicada em 30/09/2013 às 18:17Um encontro sobre instituições geriátricas de Jundiaí e o surgimento de uma pastoral voltada às pessoas idosas são temas de dois eventos marcados para o dia 1º de outubro. E ambos contam com a participação efetiva de setores da Prefeitura, como a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria do Idoso, entre outros.
O 1º Encontro para Instituições Geriátricas de Jundiaí ocorre das 8h às 17h, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Jundiaí). A abertura será feita pelo diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto, e do gerente da Vigilância Sanitária (Visa), Alexandre Rafael Gatti Santiago, da Secretaria Municipal de Saúde.
Voltado para pousadas, clínicas de repouso e outras entidades de longa permanência, terá uma abordagem da legislação vigente, por Vera Maria Di Giovanni; da estrutura física, pela arquiteta Lilian Lubochinski; de direitos do idoso, pelo promotor Flamínio Silveira Amaral Júnior; e de boas práticas de alimentação, com Teresa Avancini de Almeida, da Gerência de Vigilância Sanitária 17.
Também se falará sobre a dignidade do idoso institucionalizado, com a doutora em serviço social Cilene Swain Canôas; sobre a política pública e integração com entidades, da coordenadora municipal do Idoso, Cláudia Regina Sartori; e sobre cadastro de estabelecimentos, com a advogada Rosângela Batistioli, presidente do Conselho Municipal do Idoso.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4586-2262 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria@jundiai.sp.gov.br.
Pastoral
Na mesma terça-feira (1º), das 14h às 17h, o anfiteatro da Cúria realiza o Encontro Diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa. De acordo com Rosângela Moretti, da Cáritas, os objetivos do evento são comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a sensibilização, a divulgação dos trabalhos voltados ao setor e a socialização do trabalho da pastoral.
Da Prefeitura participam nomes como Vera Herculano, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (sobre o atendimento ao idoso no município) e Eufraudísio Modesto, da Secretaria de Cultura (sobre o idoso inserido na cultura). A terapeuta ocupacional Maria Elizabete Nascimento da Silva vai falar sobre contribuição do setor para essa população e a educadora física Luciana Nery dos benefícios das atividades físicas, que em Jundiaí já são aplicadas pela Secretaria de Saúde e Secretaria Adjunta de Esportes.
Também falam Laisa Costa Bissoli, do Lar Nossa Senhora das Graças (sobre acolhimento institucional), um representante do Conselho Municipal do Idoso e a coordenadora estadual da Pastoral do Idoso, Thereza Maciel. Não é necessária inscrição prévia.
“Estamos muito satisfeitas de ver o tema do idoso ganhando a importância que merece. Esses dois grandes eventos simultâneos foram uma coincidência, mas mostram esse novo patamar”, comenta Cláudia.
Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original