EMEB Anna Rita Alves Ludke promove oficinas ambientais
Publicada em 19/09/2013 às 18:55A escola municipal EMEB Professora Anna Rita Alves Ludke, da Vila Alvorada, realizou oficinas de sensibilização para todos os alunos de primeiro ao quinto ano, no Jardim Botânico Eloy Chaves. As atividades de setembro integram o projeto “Mudar” da unidade, tendo como foco a educação ambiental estimulada na rede de ensino básico.
Mais
Grupo do Caribe inicia contato com centro histórico de Jundiaí
Na segunda, Elementos da Natureza – diversidade – fauna, os alunos foram convidados a observar o movimento de todos os seres vivos que pudessem encontrar em, aproximadamente, dois minutos. Logo após, de olhos fechados, identificaram os sons do local e depois observaram os pequenos animais com lupa. Conversaram sobre os animais vistos e ouvidos, assim como sobre a importância de cada um deles na natureza e o que pode acontecer se for destruído o ambiente em que vivem, com queimadas, desmatamentos e extinção de espécies.
O relaxamento, a apreciação e a reflexão foram as propostas da terceira oficina. Na “prainha” do Jardim Botânico, de frente para a lagoa, fizeram alongamento e respiraram profundamente. Em silêncio, foram convidados a observar a harmonia do local, as cores, a diversidade de tudo o que foi conversado anteriormente, fechando os olhos e sentindo o ar no rosto, o calor do sol. Refletiram sobre as sensações do calor e do ar, da necessidade desses elementos para a vida no planeta e sobre o que acarretaria para o ser humano a perda destes elementos.
O Lixo Reciclável foi o tema da quarta oficina. Os alunos foram separados em grupos com a incumbência de responder a uma adivinha, cuja resposta relacionava-se a um tipo de lixo que havia sido previamente escondido. Em roda, refletiram sobre a reciclagem do lixo, leram curiosidades sobre a quantidade de tempo que cada material demora a se deteriorar se jogado na natureza.Na quinta oficina, fizeram a leitura da história “A Gralha Azul”, cuja mensagem central pode resumir-se a um pensamento de Mahatma Gandhi: “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.
De acordo com a diretora da escola, Noeli Caldeira Martho, as propostas foram orientadas no sentido de “proporcionar uma mudança de olhar para o nosso cotidiano, de modo a perceber a importância de nossas ações para a coletividade. Que esses pequenos cidadãos possam levar suas descobertas para além do contexto escolar”.
Por Rosana Pagano
Fotos: divulgação
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original