Moradores do Vianelo retornam à UBS Pitangueiras

Publicada em 05/09/2013 às 18:57

Desde a última segunda-feira (2), os moradores do Vianelo que utilizavam, desde dezembro do ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú estão sendo orientados a voltar para a UBS Pitangueiras. O prefeito Pedro Bigardi havia sinalizado os ajustes em visita à unidade Pitangueiras, pois o fechamento em dezembro de 2012 havia causado protestos dos moradores da região. “Era um compromisso nosso corrigir esse erro”, afirmou, na ocasião.

Mais
Obras da UPA Novo Horizonte começam este mês

Unidade Pitangueiras: retomada dos serviços corrige erro antigo

Unidade Pitangueiras: retomada dos serviços corrige erro antigo

Um dos principais motivos das queixas era a distância que os usuários do Vianelo tinham de percorrer até chegar na unidade Anhangabaú, do outro lado da avenida Nove de Julho. Isso fez com que os moradores do Anhangabaú ficassem ligados à UBS Central, mesmo com uma unidade de saúde ao lado de casa.

“Estamos vendo uma reação muito positiva tanto dos moradores do Vianelo, que serão atendidos por uma unidade mais próxima, quanto pelos moradores do Anhangabaú, que ganham um atendimento melhor”, comenta o gerente da UBS Anhangabaú, o enfermeiro Leonard Sardinha. O pedido dos moradores do bairro também era constante na UBS Pitangueiras, registra a gerente Angela Vilela. Na retomada, em junho, dos trabalhos da UBS Pitangueiras, na rua Inglaterra, no Jardim Cica, foram envolvidos inicialmente os bairros do Jardim Bonfiglioli, Pitangueiras e Jardim Messina. O Vianelo havia ficado para uma segunda fase, que começou agora.

Equilíbrio
De acordo com Elaine Pilon, da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, o trabalho chamado de “territorialização” organiza os moradores de acordo com as unidades de saúde buscando o equilíbrio entre elas.

Com o ajuste, a área da UBS Anhangabaú passou o limite anterior da avenida Jundiaí e agora segue até a avenida Luiz Latorre.

“A UBS Central também ganhou um foco mais organizado de área com esse trabalho, incluindo o fato de que passou a sediar recentemente um plantão de vacinas aos sábados”, afirma.

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, lembra que a solução foi adiada por causa de falhas de construção da UBS Anhangabaú, que tiveram que ser corrigidas no primeiro semestre, e depois pelas reformas necessárias no imóvel da UBS Pitangueiras para ser reaberta.

Gerente Léo Sardinha: saída do Vianelo melhora área do próprio bairro

Gerente Léo Sardinha: saída do Vianelo melhora área do próprio bairro

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio e Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/05/moradores-do-vianelo-retornam-para-a-ubs-pitangueiras/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original