Na Biblioteca, bebês aprendem a gostar de historinhas

Publicada em 30/09/2013 às 17:45

Eles são espertos, rápidos, peraltas e adoram brincar, principalmente quando chegam ao Espaço Infantil da Biblioteca Municipal Nelson Foot – preparado especialmente para eles. São bebês de até 3 anos levados pelos pais para ouvir histórias e se divertir na biblioteca. Eles passam horas brincando, sem saber que ali começa um importante passo na vida: o aprendizado da leitura e o gosto pela cultura.

Mais
Bom Prato faz almoço especial ao Dia das Crianças

Atividade promove a interação entre os pais e os filhos

Muitos pais já levam habitualmente os bebês para ouvir histórias. No sábado (28), entretanto, a professora Débora Helena Pavan Piovesan, que leciona em escola da rede municipal, foi além. Ela orientou os pais como interagir com as crianças, como despertar nelas o interesse por historinhas e, no futuro, pela leitura. “A primeira infância, até 5 anos, é muito importante para o desenvolvimento da criança. Os pais dizem que não sabem como brincar com os filhos. Nosso objetivo é promover a interação entre os eles e seus filhos”, explicou.

Para facilitar a atividade com as crianças, principalmente com os bebês, Débora utiliza livros de história com muitos desenhos e músicas que chamam atenção. “Os bebês são sempre ativos, pois estão descobrindo o mundo”, comentou Débora. “Mas os pais podem prender a atenção falando com a criança, cantando as músicas infantis e contando as historinhas. É uma interação muito proveitosa, que além do desenvolvimento da criança, cria nela, desde cedo, o gosto pela leitura.”

A professora Débora com os bebês contando historinhas

Crianças adoram – Maria Luíza, 4 anos, e Saulo, 2 anos, já estão habituados a participar das atividades na Biblioteca Municipal. O pai João Guilherme Oliveira substitui a mãe nas idas à Biblioteca.

“Se queremos que nossos filhos tenham boa base cultural, temos que começar cedo a ensinar o caminho da leitura, das brincadeiras saudáveis, por isso trago os meus para estas atividades que são excelentes.”

Por Rosana Pagano
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/30/na-biblioteca-bebes-aprendem-a-gostar-de-historinhas/