No Dia da Árvore, Jundiaí ganha nova Praça Flora Brasileira

Publicada em 21/09/2013 às 16:45

Quem passou na manhã deste sábado (21) pela Alameda das Quaresmeiras próximo à rua João Antonio Mecatti, na Vila Alvorada (região do Retiro) notou uma movimentação diferente na praça. Crianças acompanhadas pelos pais corriam alegremente entre as floreiras e canteiros, enquanto moradores de diversas idades aproveitavam para sentar nos novos bancos ou se reunir em torno das mesas que foram construídas pelos funcionários da Unidade de Serviço Oeste, da Secretaria de Serviços Públicos.

Mais
Uma nova praça para a Vila Alvorada

A garotada da EMEB ajudou o prefeito a plantar o ipê branco

A garotada da EMEB ajudou o prefeito a plantar o ipê branco

Foi assim, de forma alegre e descontraída que o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, encontraram a população que compareceu para a entrega da revitalização da Praça Flora Brasileira – espaço que estava abandonado há algum tempo.

O prefeito lembrou que a melhor forma de se comemorar o Dia da Árvore neste sábado era não apenas plantar um ipê branco, mas também devolver aos moradores um espaço público que vai servir para o lazer, como ponto de encontro para um bate-papo entre os moradores e, principalmente, para fortalecer o envolvimento da comunidade. “O entrosamento do governo com a população é fundamental no processo de humanização da cidade. É isso que nós estamos buscando e alcançando”, comentou Pedro Bigardi.

Para o secretário de Serviços Públicos Aguinaldo Leite, Jundiaí tem cerca de 400 praças e a meta da secretaria é devolver esses espaços aos moradores. “Algumas intervenções são apenas uma limpeza ou mudança de paisagismo, outras receberão uma maior infraestrutura. Mas a nossa meta é fazer, uma vez por mês, o que realizamos aqui”.

Envolvimento
A diretora da Emeb Assumpta Segantin Negri, Denise Nadalini não escondia a alegria em ver pais e alunos juntos, além da comunidade interagindo com a escola. “Há muito tempo queríamos envolver nossos alunos de até 3 anos com o entorno. Essa ação de revitalização da praça nos proporcionou isso. Ao procurarmos o diretor da US Oeste, Téo Cavalcanti, ele nos deu essa abertura”, ressaltou. “Assim, com a ajuda dos pais, as crianças pintaram as floreiras, vão pintar as amarelinhas e agora plantam árvores com o prefeito. Isso é a concretização de nosso trabalho”, destacou.

Para o idealizador da ONG Sol da Cidadania, Ari Ribeiro, essa revitalização proporcionou resgatar um sentimento meio esquecido no bairro: o envolvimento. Segundo ele, a ONG que está no bairro e tem a sede perto da praça, agora será possível programar atividades em parceria com a escola e a própria comunidade. “As mesas e os banquinhos eram uma reivindicação tão antiga dos moradores. Agora eles ficarão bem instalados para jogar dominó ou carteado. Esse envolvimento também será fundamental no cuidado e preservação do espaço”.

Mais novidades
A região do Retiro vem recebendo várias ações por parte dos funcionários da US Oeste: a recuperação do gramado do campinho, a manutenção do playground e a revitalização da Praça Flora Brasileira. De acordo com o diretor Téo Cavalcanti, no início de outubro uma nova área passará a receber atenção da equipe. No local será implantada uma academia a céu aberto, bem como construída uma cancha para a prática de bocha e um quiosque.

Segundo Téo, tudo será feito exclusivamente pela equipe, pois isso proporciona uma expressiva redução de custos para o município. “Estamos trabalhando com material reciclado no Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Temos feito dessa forma na maior parte das praças da cidade, pois é um procedimento que, além da redução de custos, permite dar agilidade nos serviços”, explicou o diretor.

Participaram da entrega da Praça Flora Brasileira o vice-prefeito e secretário de Educação Durval Orlato, acompanhado da esposa Maria Eugênia; o presidente da Câmara, Gerson Sartori, e os vereadores Celso Arantes e Rafael Purgato. Prestigiaram o ato os secretários Tércio Marinho (Cultura), José Roberto Aprilantti Júnior (Obras), Cristiano Lopes (Esportes) e Cláudio Miranda (Saúde), bem como o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz.

Por Denise de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/21/no-dia-da-arvore-jundiai-ganha-uma-nova-praca-flora-brasileira/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original