UBS Central discute preparativos para nova sede

Publicada em 18/09/2013 às 17:16

O Conselho Gestor da UBS Central, uma das referências das 37 unidades da rede, discutiu nesta quarta-feira (18) a necessidade da nova sede com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. E foram confirmados os preparativos para um novo espaço, previsto ainda para este ano.

Mais
Semana comemora 15 anos do Conselho Municipal do Idoso

Defesa Civil alerta para risco de ventos fortes

“É uma unidade que sofre atualmente muita pressão por ficar ao lado do pronto socorro. Analisamos algumas alternativas e aguardamos a avaliação necessária da Secretaria de Obras para alugar outro imóvel”, explicou Cláudio.

Reunião de conselheiros e profissionais da saúde: perspectivas imediatas

Reunião de conselheiros e profissionais da saúde: perspectivas imediatas

Para Jaime Santana Pinto, um dos integrantes do conselho, o problema é chamado de “efeito pronto socorro”, com a busca de procedimentos e medicamentos na unidade básica (UBS) por moradores de outros bairros e cidades que não fazem parte do cadastro de usuários.

Entre as mudanças em andamento está também o ajuste territorial da área da unidade, que passa a ter como limite a avenida Nove de Julho depois que os bairros além dessa referência passaram a ser atendidos pela UBS Anhangabaú (que, por sua vez, teve essa possibilidade depois do bairro do Vianelo voltar a ser atendido na UBS Pitangueiras, reaberta neste ano).

“Foram transferidos aproximadamente 7 mil moradores. Mas aqui no Centro temos uma superlotação por causa de pessoas que trabalham na área e mostram endereços de moradia daqui, mesmo sendo de outras cidades. Com a mudança, esperamos que esse efeito seja reduzido”, explicou a gerente Andreia Condé Soares.

Exames
Outro ponto abordado foi a perda de exames por causa de faltas dos usuários agendados, lembrado por outras integrantes do conselho como Maria Hildessi Rodrigues, Maria Madalena de Faria, Marli de Oliveira e Maria Aparecida de Vieira.

“Aumentamos as cotas neste ano, mas somente com o sistema informatizado que queremos implementar vai ser possível fazer a rede funcionar como um todo. Se já temos hoje 1 milhão de prontuários de papel para 400 mil habitantes, imagine com novos pronto atendimentos (UPA) e outras. Vamos precisar melhorar isso para todos, médicos e pacientes”, comentou o secretário.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/18/ubs-central-discute-preparativos-para-nova-sede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original